Unifesp colabora com a produção de relatório sobre a Agenda 2030

Copia_de_Copia_de_Bege_e_Cinza_Minimalista_Citacao_Post_para_Instagram.png

Análise feita a partir de dados governamentais revela mais de 80% das metas em retrocesso, estagnadas ou ameaçadas

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, participou da produção da quinta edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030. Lançado em audiência pública no Congresso Nacional em 12 de julho, o documento é resultado de uma análise de dados oficiais sobre o cumprimento da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável e revela mais de 80% das metas em retrocesso, estagnadas ou ameaçadas.

O documento foi produzido por mais de 50 instituições, incluindo a Cátedra Sustentabilidade e Visões do Futuro da Unifesp, e contou com a participação de 106 especialistas, oriundos de organizações não governamentais, entidades e fóruns da sociedade civil brasileira. Os dados apontam que o País vem regredindo nas mais diversas áreas como pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, gênero, economia e meio ambiente.

O lançamento do relatório ocorre no momento em que toda a comunidade internacional se reúne no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (HLPF 2021), entre os dias 6 e 15 de julho, para acompanhar e revisar os avanços no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O lançamento do relatório foi transmitido pela plataforma e-Democracia e pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no Youtube. Será realizado também o lançamento para a comunidade internacional no dia 13 de julho, a partir das 15h (em inglês) e das 17h (em espanhol), pelo canal do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável no Youtube. Mais informações sobre o trabalho estão disponíveis neste link.