À comunidade EFLCH,
Em 2020 todos fomos surpreendidos por um vírus que atingiu o mundo inteiro. Já em março, ainda incrédulos, começávamos a entender a gravidade da situação: comércios, parques, instituições culturais, escolas e universidades fecharam suas portas. Apenas os setores imprescindíveis e básicos se mantiveram abertos como hospitais e supermercados.
Na EFLCH as atividades presenciais foram reduzidas ao estritamente necessário para a devida manutenção das instalações do campus e a garantia dos serviços de apoio necessários ao trabalho remoto, instituído no dia 16 de março de 2020, através de portaria da reitoria nº732. No início, sem imaginar a gravidade da pandemia, imaginamos que em dois ou três meses tudo estaria resolvido. Mesmo assim, a Direção Acadêmica, sob gestão da professora doutora Magali Aparecida Silvestre, solicitou às divisões administrativas e unidades acadêmicas da EFLCH alguns documentos que organizariam as atividades remotas.
Com o prolongamento da pandemia, entendemos que, de alguma maneira, era necessário manter os laços do estudo, da pesquisa e do trabalho com estudantes, docentes, servidores e servidoras. “Isolamento social, sim, solidão intelectual, jamais”, foi nosso lema. Para isso, a Unifesp desenvolveu as Optativas Emergenciais que eram atividades a serem cursadas à distância (EaD) entre 29 de abril de 2020 de 10 de junho de 2020.
Sabendo da dificuldade que muitos alunos e alunas teriam com o acesso à internet e com a aquisição de equipamentos que possibilitassem esse acesso, a Unifesp lançou alguns editais para fornecer esses equipamentos: chips com acesso à internet, notebooks e tablets, que foram emprestados aos estudantes. Em agosto de 2020, retomamos as aulas dos cursos de graduação em regime especial, por meio das ADEs – Atividades Domiciliares Especiais. Atividade essa que se mantém até o momento, no segundo semestre letivo de 2021 (que terminará em fevereiro de 2022).
Ainda em meados de 2020, a Direção Acadêmica da EFLCH, adiantando-se para preparar a EFLCH para a retomada das atividades presenciais, tomou a iniciativa de instituir em âmbito interno a criação do Comitê Local de retorno às atividades presenciais. Esse colegiado, embora formalmente constituído em dezembro de 2020, já existia desde meados de 2020 e se reunia para analisar cenários e elaborar estudos, com o foco nos impactos da pandemia sobre discentes da EFLCH em relação ao desenvolvimento curricular dos cursos e na vinculação formal dos discentes à Unifesp.
Ao assumir a Direção Acadêmica da EFLCH a primeira reunião de que participamos foi deste comitê, que decidiu se renomear como Comitê de Acompanhamento dos Impactos da Pandemia.
Em agosto de 2021, o Conselho Universitário da Unifesp aprovou a RESOLUÇÃO Nº 205/2021/CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Com base nessa resolução, o colegiado da EFLCH, já constituído, adaptou sua composição às disposições desse ato normativo, constituindo-se em Comissão Local para o Planejamento de Retorno Gradativo, Progressivo e Seguro das Atividades Presenciais. No âmbito da EFLCH, decidiu-se que as atividades acadêmicas na graduação no segundo semestre 2021 continuariam em regime ADE (Atividades Domiciliares Especiais), que todas as atividades de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura continuariam a ser realizadas de forma remota, e que a Biblioteca do Campus Guarulhos passaria a retomar serviço de empréstimo de livros sob agendamento, a partir do momento em que todos os servidores estivessem vacinados, o que se efetivou em novembro de 2021. A mesma comissão deliberou que qualquer decisão sobre um eventual retorno ao presencial deveria ser tornada pública até dezembro de 2021 para permitir que estudantes, servidores e docentes pudessem reorganizar suas vidas antes do início do primeiro semestre letivo de 2022.
A partir de outubro de 2021, e com a edição da RESOLUÇÃO Nº 215/2021/CONSELHO UNIVERSITÁRIO em dezembro de 2021, a Comissão Local para o Planejamento de Retorno Gradativo, Progressivo e Seguro das Atividades Presenciais passou a discutir e preparar ações de planejamento para avaliar as condições de infraestrutura e necessidades materiais (1 e 2) da EFLCH para a retomada das atividades presenciais.
Depois do cenário desolador que o Covid-19 deixou em quase dois anos de pandemia, com um saldo de mais de 600 mil mortos apenas no Brasil, já temos vacinas e um pouco mais de conhecimentos sobre os comportamentos de risco e sobre conviver presencialmente e manter um nível de segurança aceitável. Perdemos alguns dos nossos colegas e nos sentimos tristes e impotentes com relação a isto, mas muitos outros hão de chegar e vamos acolhê-los de braços abertos e com responsabilidade. A população brasileira segue tendo acesso às vacinas em 3 doses, e no estado de São Paulo 95,53% da população adulta já está com o esquema vacinal completo.
Diante desse novo cenário e convictos de que a universidade pública não pode se tornar uma instituição de ensino à distância, já que acredita no debate de ideias, no encontro presencial e humano sempre em diálogo com as novas tecnologias, mas não submissa à elas, a direção acadêmica, junto à Comissão Local para o Planejamento de Retorno Gradativo, Progressivo e Seguro das Atividades Presenciais, comunica que o retorno presencial das atividades da EFLCH será realizado de forma progressiva em 2022. Servidores e servidoras da EFLCH voltarão gradativamente ao trabalho presencial a partir de fevereiro de 2022. Os cursos de pós-graduação da EFLCH e as atividades de pesquisa e extensão retomarão suas atividades presenciais a partir de março de 2022. Os cursos de graduação da EFLCH retomarão suas atividades presenciais com o início do primeiro semestre letivo de 2022, no início do mês de abril.
Entendendo a complexidade e o desafio que o retorno presencial apresenta (há estudantes que moram em outros estados, servidores que ainda não tomaram a 3ª dose, por exemplo), optou-se por um retorno gradual, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela reitoria da Unifesp que incluem a exigência da apresentação de esquema vacinal completo e o porte obrigatório de máscara para todos e todas que circularem no campus Guarulhos. Caso haja qualquer mudança em relação aos protocolos sanitários diante da pandemia, acompanharemos as recomendações das autoridades médicas e sanitárias da Unifesp e dos órgãos de governo.
A pandemia de Covid-19 nos obrigou a reorganizar nossas vidas e encontramos novas formas de nos alimentar, trabalhar, nos divertir, conviver socialmente, estudar e fazer pesquisas. O desafio agora é encontrarmos a forma mais adequada de conviver presencialmente na universidade diante desta nova realidade. Estamos seguros e confiantes que conseguiremos fazer isso, pois a universidade é o lugar onde se pesquisam e encontram soluções inovadoras para os desafios que se apresentam. Como dizia João Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas, “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”
Para isso, contamos com a ajuda de todos e todas e aguardamos com cautela nosso reencontro presencial em nosso Campus que abriga os cursos de ciências humanas.
A Direção Acadêmica da EFLCH deseja a toda a nossa comunidade boas festas de fim de ano e muita saúde e força para seguirmos juntos e juntas em 2022.
Bruno Konder Comparato e Sandra Regina Leite de Campos
[Descrição do cartaz]
Imagem de fundo azul marino ficando mais claro no sentido direito
Comunicado sobre o retorno das atividades presenciais
No centro o Logo da Unifesp EFLCH Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas