Unifesp fará pesquisa na maior ocupação artística da América Latina

Projeto foi contemplado em edital de financiamento da Fapesp
Por Lauren Steffen

O projeto de pesquisa Ocupações: arte, espaço e reinvenção da vida cotidiana a partir da ocupação cultural Ouvidor 63 em São Paulo, coordenado pelo professor Pedro Fiori Arantes da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi uma das propostas aprovadas na chamada para financiar pesquisas em Linguagem, Comunicação e Artes (LinCAr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Foram selecionados 21 projetos em Linguagem, Comunicação e Artes para contribuir com políticas públicas e a problematização de processos linguísticos e criativos. São 14 propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular, dentre elas o projeto de extensão da Unifesp, e sete propostas de Auxílio à Pesquisa – Temático.

O projeto Ocupações tem como objetivo identificar mecanismos de "construção de mundo" durante os processos sociais de ocupação e intervenção no Ouvidor 63, um prédio público abandonado, de 13 andares, que foi ocupado há 8 anos por artistas no centro de São Paulo. Para o professor Pedro Fiori Arantes, “o mais interessante de destacar é que se trata de uma pesquisa colaborativa, que ocorrerá com um escritório montado dentro da maior ocupação artística da América Latina. Será um projeto experimental e inovador de pesquisa-ação, com 100 artistas de diversas partes do mundo, que contará com bolsistas da academia e da própria ocupação”. Entre os resultados, o projeto prevê a produção de um site e de uma publicação, além da realização de uma exposição e debate sobre o Ouvidor, que deverão ocorrer no Memorial da Resistência, na Estação Pinacoteca, em São Paulo.

O edital da Fapesp priorizou projetos apresentados por pesquisadores(as) com especialidades complementares, orientados à consecução de avanços no conhecimento sobre um ou mais dos 11 temas abrangidos pelo edital. Os temas foram: Arquivo; Arte e Tecnologia; Corpo, Performance e Estudos da Presença; Espaço e Tempo; Humano e Não Humano; Língua, Discurso e Sociedade; Memória e Trauma; Novas Historiografias e Métodos; Novas Textualidades, Intermedialidades, Transmidialidades; Patrimônio, Acervos e Coleções; Questões de Gênero, Raça e Etnia.

Acesse a lista completa de propostas aprovadas aqui.