Câmara Técnica de Extensão

O que é extensão?

Extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável. Constitui-se como uma prática permanente de interação universidade-sociedade em suas atividades de ensino e pesquisa, garantindo sua qualidade científica, tecnológica e artístico-cultural. Assim, as atividades de extensão têm por objetivo socializar e compartilhar com a comunidade o conhecimento produzido pela Universidade. Podem ter como público-alvo toda uma comunidade ou apenas parte dela, podendo ocorrer em parceria com instituições públicas e/ou privadas.

É possível desenvolver ações de extensão sob a forma de programas, subprogramas, projetos, cursos de pós-graduação lato sensu, cursos de extensão e eventos, núcleos associados, universidade aberta da terceira idade, unidades avançadas de extensão e parcerias. Podem ser coordenadas por docentes, pesquisadores e técnicos administrativos em educação vinculados à Universidade.

A participação discente nas atividades de extensão deve ser estimulada e pode se dar como estágio, com ou sem bolsa, quando cumprir as exigências curriculares e contar com supervisão, ou como bolsista, atendendo às normas que regulamentam o Programa de Bolsas de Extensão.

O que é a Câmara de Extensão da EFLCH?

A Câmara Técnica de Extensão e Cultura (CaEC) é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, de implementação e de acompanhamento da política de extensão, subordinada ao Conselho de Extensão (COEx) e à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (PROEx) e vinculada à Congregação do Campus Guarulhos.
A Câmara tem como principal finalidade articular as ações de extensão em conformidade ao Regimento Geral da Extensão Universitária da PROEx e ao Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt).

As principais funções da CAEC são:

• Apoiar ações de extensão desenvolvidas na Unidade Acadêmica e zelar pela qualidade de sua execução;
  • Acompanhar a realização das ações de extensão (projetos, programas, cursos e eventos), garantindo que se ajustem à natureza das atividades extensionistas tais como conceituadas no PNExt;
  • Divulgar e promover o intercâmbio de informações sobre ações de extensão na comunidade e entre alunos, docentes e técnicos administrativos;
  • Estabelecer diretrizes e desenvolver ações que dêem visibilidade às ações de extensão da Unidade Acadêmica;
  • Buscar e alocar recursos físicos, humanos e de infraestrutura para o aprimoramento das atividades de extensão.

Membros:

Lourival Machado Soares (Secretário)

Prof.ª Dr.ª Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira (Coordenadora e Departamento de Letras)

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (Vice-Coordenador e Departamento de Educação)

Prof. Dr. Paulo Fernando Tadeu Ferreira (Departamento de Filosofia)

Prof.ª Dr.ª Carolin Overhoff Ferreira (Departamento de História da Arte)

Prof.ª Dr.ª Edilene Teresinha Toledo (Departamento de História)

Prof. Dr. Rodrigo Barbosa Ribeiro (Departamento de Ciências Sociais)

Contato: