Educação de Surdos em Perspectiva Bilíngue

O bilinguismo na Educação de Surdos favorece a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua. Propostas de ensino baseadas no bilinguismo para surdos buscam respeitar a autonomia da língua de sinais e estruturar um plano educacional que favoreça a experiência psicossocial e linguística da criança surda. Objetivam resgatar o direito de que as crianças surdas sejam ensinadas pela língua de sinais e que a língua oral seja aprendida de forma sistemática essencialmente na modalidade escrita. Tendo em vista essa perspectiva, o grupo de estudos tem ações voltadas para a formação inicial, especificamente de licenciandos do Campus Guarulhos, e continuada de professores. Atualmente, vincula suas ações ao projeto de extensão “A Literatura Infantil no Ensino da Libras e da Língua Portuguesa na Educação de Surdos em Perspectiva Inclusiva” (Prolie-Libras. Toma-se a literatura infantil como base tanto para o estudo teórico-prático da Libras como para o favorecimento de vivências bilíngues (Libras/LP) em escolas do ensino regular, do município de Guarulhos que tenham crianças surdas incluídas. Em encontros semanais entre seus integrantes na Unifesp, por meio da troca de experiências, discutem-se questões relacionadas à educação de surdos, pesquisam-se continuamente sinais que compõem as histórias infantis selecionadas pelo grupo e estudam-se elementos gramaticais da Libras e formas de contação. Em encontros quinzenais que frequentemente ocorrem no segundo semestre de cada ano, são contadas histórias em Libras e LP para crianças surdas e ouvintes.

 Docentes

Érica Aparecida Garrutti de Lourenço (coord.)

 

Calendário de reuniões

mensalmente, às quartas, das 17h:30min às 19h30min

 

Local

EFLCH

 

Contato

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