Neoliberalismo, políticas sociais e pobreza

Tendo como foco principal analisar a pobreza como uma questão social altamente relevante no Brasil atual, o grupo busca analisar as percepções e posicionamentos sociais sobre o tema e sobre as políticas públicas voltadas a erradicar ou combater a pobreza, no contexto as demais políticas sociais. Para tanto, é necessário iniciar discutindo o neoliberalismo como ideário e prática dominante nos tempos atuais, bem como seu impacto sobre o conjunto de políticas sociais. A discussão avançaria então para a análise do programa Bolsa Família e suas relações com dos direitos de cidadania, observando os processos sociais envolvidos, incluindo como os diversos segmentos sociais articulam ou não suas demandas com os temas atinentes à pobreza. Controvérsias sobre o caráter compensatório ou residual do programa, bem como suas relações com as demais políticas sociais do período denominado como lulismo serão aspectos mais específicos a serem discutidos no âmbito do grupo neste ano de 2017.

Carlos A. Bello

Calendário das reuniões

Reuniões mensais ou a cada três semanas, a depender dos entendimentos com os alunos participantes. No primeiro semestre de 2017, o primeiro encontro, cuja finalidade é estabelecer a periodicidade das reuniões e os primeiros textos a serem discutidos, deverá ser realizado no dia 22 de março quarta-feira, das 17:40 às 19:10 horas.

Em princípio, os encontros ocorrerão na sala de aula 211.

Contato