Antropologia e História das Religiões no século XX: teorias e métodos

O grupo investiga a construção dos campos da antropologia e da história das religiões enquanto ciências autônomas, no debate intelectual europeu ao longo do século XX. Foco da investigação são as aproximações e as tensões entre os dois campos disciplinares, em relação a seus pressupostos epistemológicos. São abordadas especificamente duas linhas de estudos que têm alimentado uma polêmica marcante no debate europeu sobre religião e cultura: a Fenomenologia Religiosa e a Escola Histórico-Religiosa italiana. A primeira tem influenciado profundamente a abordagem da religião tanto na antropologia cultural americana quanto na brasileira. A segunda é quase desconhecida no Brasil, mas traz uma contribuição relevante para a renovação dos estudos de antropologia e religião no Brasil, sobretudo no que diz respeito à questão da historicidade dos objetos de estudo, bem como das categorias de análise.

Maria Cristina Pompa

Calendário das reuniões

Encontros quinzenais

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)