Histórico do logotipo da EFLCH

Desde sua criação, em 2007, até o ano de 2019, o campus Guarulhos utilizou a mesma marca que identifica a Universidade Federal de São Paulo, reformulada ao longo do tempo, até alcançar o formato atual, no ano de 2013: a fachada do prédio da Escola Paulista de Medicina (EPM), que abrigou a escola em 1936, após sua fundação em 19331.

Foi no marco dos doze anos do Campus Guarulhos, em 2019, que a Direção Acadêmica solicitou à Assessoria de Comunicação2 a criação de um logotipo para a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, EFLCH. Ao utilizar como referência o nome da escola e um grafismo que representa o movimento e a imagem de uma pincelada, buscou-se simbolizar, nesse conjunto, o pensamento das Humanidades, com a presença da expressão artística.

O logo da EFLCH evidencia a estética da palavra e dá ao nome da Escola o protagonismo visual da marca. Optou-se em manter a cor verde, referência imediata à cor da marca da Unifesp e acrescentou-se a cor laranja-salmão que identifica, de modo personalizado, o campus Guarulhos de acordo com escolha institucional3.

Apresentado em dois conjuntos de modelos, com variações de fundo, o logotipo personalizado da EFLCH teve aprovação em sessão ordinária da Congregação do Campus Guarulhos, na data de 7/10/2019.

Logotipos

LOGO NORMAL 2

LOGO NORMAL 1

eflch transparente

Download da imagem - fundo transparente (png)

logoeflch transparente

Download da imagem - fundo transparente (png)

LOGO PRETO E BRANCO 1

LOGO PRETO E BRANCO

LOGO PRETO E BRANCO COM FAIXA COLORIDA 1

LOGO PRETO E BRANCO COM FAIXA COLORIDA

LOGO PRETO E VERDE 1

LOGO PRETO E VERDE

LOGO PRETO E VERDE COM FAIXA COLORIDA 1

LOGO PRETO E VERDE COM FAIXA COLORIDA

LOGO FUNDO PRETO E ELEMENTOS BRANCOS COM FAIXA COLORIDA 2

LOGO FUNDO PRETO E ELEMENTOS BRANCOS COM FAIXA COLORIDA

LOGO FUNDO PRETO E ELEMENTOS BRANCOS 1

LOGO FUNDO PRETO E ELEMENTOS BRANCOS

1 Manual de uso da marca Unifesp. Disponível em
2 Elaborado sob a coordenação da Profa. Dra. Joana de Fátima Rodrigues, assessora da Direção Acadêmica, com a colaboração dos estagiários Vinicius de Souza e Fernanda Lima Dutra.
3 Paletas Unifesp. Manual de uso da marca Unifesp. Disponível em