Formulários Pós-Defesa

 
Procedimentos a serem seguidos no Pós-Defesa
Sobre a finalização do curso:
"- A contagem de prazo e o seu limite é definido pela homologação de título e não pelo depósito no Repositório Institucional da Unifesp ou defesa da dissertação/tese (cf. Art. 73 do Regimento da PGPq)."
 
Para finalização do curso e homologação do título o(a) aluno(a) obrigatoriamente deverá cumprir integralmente as *3 (três) Etapas:
 
1a. Etapa (Resumida) - Submissão da Dissertação/Tese (já com as correções solicitadas pela banca/orientador) no Repositório Institucional
https://repositorio.unifesp.br/ldap-login [utilize seu login e senha da intranet Unifesp](O depósito no Repositório Institucional da Unifesp é um dos requisitos para titulação (cf. Art. 90, V do Regimento Interno de PgPq)
 
2a.Etapa (Resumida) - Abrir dois processos eletrônicos no sistema SEI-Unifesp https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 - utilize seu login e senha da intranet Unifesp, caso não consiga acessar preencha o cadastro online e após ter o cadastro liberado,  abrir os processos, que devem são:
 
A - PÓS-GRADUAÇÃO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (Processo 1 - inclui o Termo de Relatório de Similaridade e o PROPGPQ - Termo de Autorização Repositório - editar os documentos, preenchendo com os dados solicitados)
 
B - DIPLOMAS - SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS/DIPLOMAS (Processo 2 - inclui a Requisição de Diploma e os documentos que a acompanham, editar o documento com os dados solicitados [nos uploads dos arquivos em PDF/A, os documentos devem estar inteiros, sem cortes ou rasuras] - Dispõe sobre procedimentos para solicitação de diploma de   Mestrado e Doutorado na   Universidade Federal de SãoPaulo - Unifesp, Publicada  em:  https://unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/instrucoes-normativas/category/104-2023
 3a Etapa (Resumida) - Enviar a documentação de Diploma via Google Forms (Backup) - seguem os links para acesso ao formulário de envio, Talim e Parque, respectivamente, de acordo com o PPG em que você estiver matriculado, utilize seu login e senha da intranet Unifesp:
solicitacao.expedicao.diploma.acd
MESTRADO/DOUTRADO ACADÊMICO
   
solicitacao.expedicao.diploma.prof
MESTRADO PROFISSIONAL
 
Todas etapas estão descritas no fluxo de finalização do curso, e seguem , com mais detalhes e tutoriais de ajuda ao longo desta página, conforme segue:
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1a. ETAPA (DETALHADA) - ENVIAR ELETRONICAMENTE A DISSERTAÇÃO/TESE POR MEIO DA SUBMISSÃO/DEPÓSITO DO TRABALHO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (NÃO É NECESSÁRIO AGUARDAR O PROCESSO DE REVISÃO DO TRABALHO (DISSERTAÇÃO/TESE) DEPOSITADO PARA PROSSEGUIR COM AS DEMAIS ETAPAS DE FINALIZAÇÃO DE CURSO.

Prazo regimental máximo para depositar a Dissertação/Tese: 30 dias corridos [a contar da Defesa realizada] 
Obs. *Exceções PPG-EB, PROFMAT e PPGMAT: prazo 60 dias corridos [a contar da Defesa realizada]
 
ACESSO AO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL - https://repositorio.unifesp.br/
 

[PARA FAZER O LOGIN NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL E SUBMETER SEU TRABALHO INSIRA SEU USUÁRIO E SENHA DA INTRANET] APÓS REALIZAR O DEPÓSITO/SUBMISSÃO DE SUA DISSERTAÇÃO /TESE SEGUIR PARA 2a. ETAPA (COMPLEMENTAR A 1a. ETAPA, ONDE SERÁ NECESSÁRIO O ENVIO DE DOCUMENTOS VIA SISTEMA SEI-UNIFESP)

Tutorial para auto-arquivamento - Depósito de Dissertações/Teses (PDF para baixar)

ATENÇÃO AO ITEM 4 PÁGINA (4) - ESCOLHA DA COLEÇÃO: CLIQUE AQUI E VEJA O TEMPLATE - CLIQUE NA COMUNIDADE (UNIDADE) E ESCOLHA INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EM SEGUIDA EM SUBCOMUNIDADES ESCOLHA O TIPO DE ARQUIVO:TESES E DISSERTAÇÕES, POR FIM, EM COLEÇÕES NESTA COMUNIDADE, ESCOLHA O PPG CORRESPONDE AO SEU CURSO (NO QUAL VOCÊ ESTÁ MATRICULADO)

Link alternativo para o tutorial: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/53364

PERGUNTAS FREQUENTES:

https://bibliotecas.unifesp.br/servicos/ri-perguntas-frequentes

Atenção! Lembre-se de assinalar ou não o item "EMBARGO" para liberaçao ou não da Dissertação/Tese.

Afinal o que é o tal "EMBARGO"?R. É a restrição de publicização de seu trabalho acadêmico por um prazo de 12 meses, prorrogável a pedido, por mais 12 meses.

Se tiver dúvidas no preenchimento, ou em algum procedimento contate a Biblioteca do ICT pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

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2a. ETAPA (DETALHADA) - NESTA ETAPA ABRIR 2 (DOIS) *PROCESSOS SEI - TIPO NOVO, NÃO UTILIZE O TIPO INTERCORRENTE - VERIFIQUE O SEU CADASTRO NO SEI-UNIFESP (COMO ALUNO REGULAR JÁ POSSUI CADASTRO, ACESSO COM O LOGIN E SENHA DA INTRANET - https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 - OBS. SE NÃO POSSUIR CADASTRO NO SISTEMA SEI-UNIFESP, PARA TER ACESSO AO MÓDULO DE PETICIONAMENTO, CONSULTE O SISTEMA E VERIFIQUE SE O CADASTRO ESTÁ LIBERADO (SEI.UNIFESP.BR - LOGIN E SENHA DA INTRANET), CASO NÃO ESTEJA, PREENCHA O CADASTRO ONLINE E ENTRE EM CONTATO COM Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ICOM CÓPIA PARA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (INFORME SEU NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO E ANO DE INGRESSO) - NESTA 2a. ETAPA ABRIR OS 2 (DOIS) TIPOS DE PROCESSO, UM PARA CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA, QUE SEGUEM:

A - ABRIR UM *PROCESSO NOVO NO SEI-UNIFESP DO TIPO: PÓS-GRADUAÇÃO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL Especificação: PPG-nome do aluno - (Ref. Envio da documentação/Dissertação/Tese - 1a. ETAPA) Neste processo devem constar: o doc PROPGPQ - TERMO AUTORIZAÇÃO REPOSITÓRIO PPG -  e o doc Relatório de Similaridade Dissertação

  

B - ABRIR UM *PROCESSO NOVO NO SEI-UNIFESP DO TIPO: DIPLOMAS - SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS/DIPLOMAS - PPG-nome do aluno - (Ref. Envio da documentação/Diploma - 2a. ETAPA)

Veja como acessar o SEI-Unifesp e como abrir o Processo:

Abertura do processo

1. Acessar https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0;

Peticionamento SEI 02
2. Entrar com o e-mail e a senha utilizados no cadastro como usuário externo (e-mail e senha da intranet Unifesp);
3. No menu lateral esquerdo, posicionar o ponteiro do mouse em "Peticionamento";
4. Clicar em "Processo Novo" no submenu que será aberto;

5. Processo do Tipo DIPLOMAS - SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS/DIPLOMAS

Com o processo aberto, incluir o formulário

6- REQUISIÇÃO DE DIPLOMA (VEJA O QUE CORRESPONDE AO NÍVEL DO SEU CURSO/PPG)

tipo de documento requisição de diploma

Especificação: PPG-nome do aluno - (Ref. Envio da documentação - 2a. ETAPA) Neste processo devem constar:  o doc REQUISIÇÃO DIPLOMA MESTRADO ACADÊMICO ou MESTRADO PROFISSIONAL ou DOUTORADO - conforme o caso (o documento eletrônico nato do SEI) - e todos os documentos exigidos [nos uploads dos arquivos em PDF/A, os documentos devem estar inteiros, sem cortes ou rasuras] e que estão listados no corpo da Requisição de Diploma e que devem ser inseridos no mesmo processo, faça o *upload deles, veja o item: *Envio de documento(s): Os documentos são: 1 - Certidão de Nascimento ou Casamento com as devidas averbações (cópia simples). OBS.: no diploma, o nome sairá como na certidão apresentada, independente dos demais documentos apresentados; 2 - Carteira de Identidade (R.G.), frente e verso (cópia simples). OBS.:não pode ser CNH; e 3 - Diploma de Graduação, frente e verso (cópia simples). OBS.: não pode ser certificado.

DICAS PARA O PREENCHIMENTO CORRETO DA REQUISIÇÃO DE DIPLOMA VIA ELETRÔNICA NO SEI-UNIFESP
 Confira ao preencher a Requisição de Diploma (eletrônica SEI) e inserir o número do R.G. (Documento de Identidade) no respectivo campo, se ele está exatamente como está no documento original [com os pontos, traço e dígito, se houver],; bem como com a sigla correta do órgão emissor do documento no estado de São Paulo a sigla é SSP/SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), as exceções são o Estado do Ceará (SSPDS/CE), Espírito Santo (SESP/ES), Paraná (SESP/PR), Rio Grande do Norte (SESED/RN), Rondônia (SESDEC/RO) e Roraima (SESP/RR). Atenção também ao preenchimento do campo NATURALIDADE - que é o local de nascimento a [cidade/estado] onde a pessoa nasceu, pois, normalmente há equívoco no preenchimento na ficha inicial de matrícula no curso, confunde-se com  a NACIONALIDADE (país).
 

Clicar no processo novamente e começar incluir os documentos externos

registrar documento externo

 

Veja como incluir os 3 (três) documentos que devem acompanhar a Requisição de Diploma (SEI-Unifesp) nesta síntese do tutorial:

1-CERTIDÃO DE NASCIMENTO/CASAMENTO/ 2-DOCUMENTO DE IDENTIDADE [RG] (FRENTE E VERSOS) E 3-DIPLOMA DE GRADUAÇÃO (FRENTE E VERSO) - UPLOAD PDF

*Envio de documento(s)
Observação: alguns processos exigem o envio de documento(s) pelo(a) solicitante.

Peticionamento SEI 04d thumb

11. Em "Tipo de Documento", indicar o tipo de documento, a depender do tipo de processo (ex.: Histórico);

Peticionamento SEI 04e

12. Em "Complemento do Tipo de Documento", especificar o documento (ex.: RG, CNH, diploma de graduação etc.);
13. Clicar em "Procurar" para anexar o documento;
14. Em "Formato", indicar a forma do arquivo anexado — em caso de dúvidas, posicionar o ponteiro do mouse em cima de Ajuda ("?") para obter ajuda;
15. Clicar em "Adicionar" para confirmar a submissão do arquivo.

Refazer as etapas de 11-15 para cada documento solicitado em "Documentos Essenciais" e "Documentos Complementares" (se houver).

Mais informações:

Tutorial para abertura de Processo SEI-Unifesp (PDF PARA BAIXAR)

 

Dispõe sobre procedimentos para solicitação de diploma de   Mestrado e Doutorado na   Universidade Federal de SãoPaulo - Unifesp, Publicada  em:  https://unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/instrucoes-normativas/category/104-2023

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3a. ETAPA (DETALHADA) - ENVIAR VIA GOOGLE FORMS - [CLIQUE NO BANNER/IMAGEM] - (ETAPA EXTRA - BACKUP) SUA SOLICITAÇÃO/REQUISIÇÃO DE DIPLOMA E OS DOCUMENTOS EXIGIDOS QUE NELA CONSTAM APÓS TER REALIZADO O PETICIONAMENTO ELETRÔNICO (2a.ETAPA) CONFORME AS INSTRUÇÕES DESCRITAS NO LINK: Tutorial para abertura de Processo SEI-Unifesp - DICA:PARA ACESSAR OS FORMULÁRIOS (GOOGLEFORMS) SE UTILIZE DO SEU E-MAIL INSTITUCIONAL UNIFESP.
 
PARA ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (BACKUP) SOLICITADA CLIQUE NO ÍCONE CORRESPONDENTE AO PPG E ACESSE O FORMULÁRIO GOOGLEFORMS (UTILIZE  SEU E-MAIL INSTITUCIONAL UNIFESP)
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solicitacao.expedicao.diploma.acd
solicitacao.expedicao.diploma.prof
 
ATENÇÃO! A VERSÃO EM PDF DA REQUISIÇÃO NÃO DEVE SER ENVIADA NO SEI-UNIFESP, POIS HÁ NO PRÓPRIO SEI A VIA ELETRÔNICA DA REQUISIÇÃO PARA EDIÇÃO E PREENCHIMENTO QUE COMPÕE A DOCUMENTAÇÃO OFICIAL DO PROCESSO ELETRÔNICO A SER ENVIADA.
 

Dispõe sobre procedimentos para solicitação de diploma de   Mestrado e Doutorado na   Universidade Federal de SãoPaulo - Unifesp,  Publicada  em:  https://unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/instrucoes-normativas/category/104-2023

 
As informações complementares podem ser acessadas no link: https://unifesp.br/reitoria/propgpq/pos-graduacao/stricto-sensu/diploma  
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Atenção! As três etapas a seguir nesta página descritas devem ser seguidas sequencialmente, ininterruptamente e cronologicamente pelo discente, caso tenha dúvidas de algo escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Há uma lógica de seguir-se a sequencia 1a., 2a. e 3a., isso facilita o cumprimento das exigências e a conferência posterior da documentação pela Secretaria de Pós-Graduação.Reitera-se que não é necessário aguardar nada e nem intervalo para realização entre uma etapa e outra, pelo contrário, deve-se completar as três etapas. Não é preciso aguardar a revisão do trabalho (Dissertação/Tese) depositado para seguir e concluir as etapas subsequentes de finalização do curso, se houver inconsistências, estas serão averiguadas posteriormente pela Secretaria na checagem de toda a documentação enviada e providências adicionais poderão ser solicitadas ao aluno(a) concluinte, caso necessárias.
 
Para saber sobre os requisitos acesse: https://www.unifesp.br/campus/sjc/requisitos/pos-defesa.html
ATENÇÃO! TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENTREGUES PREENCHIDOS POR COMPLETO, DE FORMA CORRETA, ASSINADOS E DATADOS.
IMPORTANTE! NÃO ADULTERE, EM HIPÓTESE ALGUMA, A FORMA/FORMATO DOS DOCUMENTOS (NEM OS LOGOTIPOS, NEM O CONTEÚDO DOS CAMPOS DOS FORMULÁRIOS), SE ALTERADOS NÃO SERÃO ACEITOS.