Microbiologia Aplicada

Linhas de Pesquisa:

• Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais
  • Biorremediação de Solos Contaminados por Metais Pesados

Projetos

ESTUDO DE TÉCNICAS APLICADAS AO MELHORAMENTO DO MÉTODO DE FITORREMEDIAÇÃO PARA DESCONTAMINAÇÃO DE SOLO IMPACTADO POR METAIS PESADOS

Descrição: Este projeto objetiva estudar o aprimoramento de técnicas de fitorremediação, além de uma investigação mais profunda de como ocorre a interação planta-microrganismo, utilizando técnicas genômicas e metagenomicas de forma a propor um método eficaz de descontaminação ambiental.

Grupo de pesquisa

Dra. Elisa Esposito (coordenador)

Dr. Aristóteles Góes-Neto (colaborador)

Dra. Mariela Speranza (colaborador)

Adriana Fidelis (mestranda, Biotecnologia UEFS-Bahia)

João Ronaldo Vasconcelos Neto (doutorando, Biotecnologia UEFS, Bahia)

Financiamento: CNPq e FAPESB

PRODUÇÃO DE BIOAROMAS

Descrição: As indústrias alimentícias, de comésticos, farmacêuticas, de higiene e limpeza atualmente têm uma demanda crescente por aromas naturais, que são obtidos exclusivamente por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas aromatizantes naturais. Considerando esta demanda de mercado este projeto visa o desenvolvimento de metodologias biotecnológicas para a produção de aromas naturais utilizando matéria prima de baixo custo disponível no país e micro-organismos oriundos da biodiversidade brasileira. Os experimentos serão desenvolvidos nos laboratório de Química de Produtos Naturais e Bioativos (LAPRON) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em cooperação com grupos de pesquisa da UNIT, ambos com experiência acumulada em biocatálise. Os micro-organismos (fungos, bactérias e leveduras isoladas isolados no território brasileiro, em especial na região do semiárido) serão cultivados, incubados e adicionados aos substratos. Os produtos do meio reacional serão avaliados por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas.

Grupo de Pesquisa

Dra. Heiddy Marquez Alvarez (coordenador)

Dra. Elisa Esposito (colaborador)

Dra. Angelica Maria Lucchese (colaborador).

Financiamento: FAPESB.

Publicações:

RIBEIRO, C. S ; CANTELMO, O. A. ; MOREIRA, R. G. ; ESPOSITO, E. . The use ofKluyveromyces marxianusin the diet of Red-Stirling tilapia (Oreochromis niloticus, Linnaeus) exposed to natural climatic variation: Effects on growth performance, fatty acids, and protein deposition. Aquaculture Research (Online), v. 2012, p. online, 2012.

KAVAMURA, V. N. ; ESPOSITO, E. . Biotechnological strategies applied to the decontamination of soils polluted with heavy metals. Biotechnology Advances, v. 28, p. 61-69, 2010.

Durán, Nelson ; Marcato, Priscyla D. ; Alves, Oswaldo L. ; Silva, João P. S. ; Souza, Gabriel I. H. ; Rodrigues, Flávio A. ; Esposito, Elisa . Ecosystem protection by effluent bioremediation: silver nanoparticles impregnation in a textile fabrics process. Journal of Nanoparticle Research, v. 12, p. 285-292, 2010.

VENDRUSCOLO, F. ; RIBEIRO, C. S ; ESPOSITO, E. ; NINOW, J.L. . Protein Enrichment of Apple Pomace and Use in Feed for Nile Tilapia. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 152, p. 74-87, 2009.

VENDRUSCOLO, F. ; RIBEIRO, C. S. ; ESPOSITO, E. ; NINOW, Jorge Luiz . Tratamento biológico do bagaço de maçã e adição em dietas para alevinos. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 14, p. 487-493, 2009.