Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset

Título: Desenvolvimento de um método híbrido flexível com calibração automática de parâmetros
Coordenador: Prof. Dr. Antonio Augusto Chaves
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um método híbrido flexível com calibração automática de parâmetros.
Data de Início: 01/03/2016
Financiador: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
 
Título: Pesquisa de métodos exatos e/ou heurísticas para a solução de problemas combinatórios industriais
Coordenador: Prof. Dr. Horacio Hideki Yanasse
Descrição: Neste projeto pretende-se desenvolver modelos e algoritmos para resolução de problemas de natureza combinatória, industriais ou de serviços, e também analisar os seus aspectos computacionais.
Financiador: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
 
Título: HHDecomp – Heurísticas híbridas e métodos de decomposição para problemas de Otimização Combinatória
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Antonio Nogueira Lorena
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de heurísticas híbridas e métodos de decomposição para problemas de Otimização Combinatória.
Data de Início: 01/03/2015
Financiador: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
 
Título: Hibridização de métodos heurísticos e exatos para abordar problemas de otimização combinatória
Coordenador: Profa. Dra. Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento Rosset
Descrição:
A solução de problemas de otimização combinatória é um grande desafio para pesquisadores que objetivam além de qualidade, baixo tempo de solução. Métodos exatos são inviáveis e mesmo os mé- todos heurísticos tradicionais enfrentam dificuldades para resolver instâncias de larga escala, bastante pertinentes nas atuais aplicações. Determinar soluções de boa qualidade, ou mesmo factíveis, para o problema de cadeias de suprimentos sustentáveis e de roteamento também são exemplos de barreiras ainda não totalmente vencidas na literatura. Tendo esses problemas em mente que, neste projeto, a pesquisadora e colaboradores (dentre eles, mestrandos, doutorandos, graduandos e pesquisadores nacionais e internacionais) além de desenvolver métodos eficientes, baseando-se em hibridizações de exatos e heurísticos, principalmente, para esses problemas de otimização combinatória, estudarão novas modelagens, mais fortes, para tratar tais problemas.
Data de Início: 01/03/2016
Financiador: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
Financiador: FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO - (Auxílio à Pesquisa - Regular); CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Universal CNPq)
 
Título: Modelos Matemáticos e Simulação Aplicada à Sistemas Complexos: Um estudo de caso no Planejamento da Operação de Portos
Coordenador: Prof. Dr. Antônio Augusto Chaves
Descrição:
A eficiência operacional de um porto depende de um planejamento adequado da movimentação de contêineres. Isto inclui um plano apropriado de arranjo de contêineres em um navio ao longo dos portos conhecido como "plano de estiva" e a coordenação dos equipamentos no porto para permitir o carregamento e o descarregamento de carga do e para o pátio por meio de guindastes portuários, veículos e guindastes "gantry" ou veículos especiais. Este projeto propõe um estudo em simulação e formulações matemáticas para desenvolver uma sistemática que resolva de forma integrada os 5 principais problemas que aparecem na operação portuária: alocação de navios em berços, plano de estiva, movimentação de guindastes, transporte na área do porto e transporte na área do pátio. Cada problema é combinatória de modo que justifica-se a aplicação de metaheurísticas. Outro senão para problemas reais é relacionado com a codificação da solução que para modelos matemáticos demanda um grande número de variáveis binárias para representar uma solução. Por exemplo, para o problema do plano de estiva um solução para 30 portos e um navio de 1500 TEUs demanda cerca de 40 milhões de variáveis binárias. Isto justifica não só a aplicação de heurísticas para os problemas, mas uma forma diferente de se representar a solução. A robustez dos métodos desenvolvidos será verificada em problemas com dimensões próximas do que ocorre em situações reais e será enfatizada a integração entre operações do porto.
Data de Início: 01/03/2016
Financiador:FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO - (Auxílio à Pesquisa - Regular)