2. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular

MATRÍCULA

 MATRÍCULA MODALIDADE ALUNO REGULAR

                                                       PERGUNTAS FREQUENTES                                                                                                      

Para efetivação de sua matrícula o candidato aprovado, no primeiro momento, deve enviar toda documentação exigida descrita a seguir via formulário online [Google Forms] para Secretaria de Pós-Graduação. Sendo que, o link para envio será disponiblizado ao candidato no e-mail cadastrado na sua inscrição. Em data futura a ser definida, o candidato matriculado poderá  a qualquer tempo, previamente avisado, ser convocado a se apresentar presencialmente (em data agendada) munido da documentação original exigida na matrícula para que a documentação listada seja autenticada, em cumprimento ao dispositivo legal, conforme segue: 
 

IMPORTANTE! 
A comprovação de que os documentos digitais fornecidos não correspondem aos seus originais pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.

 
ATENÇÃO!SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ASSINADOS COM ASSINATURA DIGITALIZADA/DIGITAL. MAS ATENÇÃO AO FATO DE QUE OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER FIÉIS AOS FORMATOS ORIGINAIS, POIS CASO CONTRÁRIO PODE CONFIGURAR O DELITO DE FALSIDADE IDEOLÓGICA, NOS TERMOS DO ART. 299 DO CÓDIGO PENAL.
 
OBS.: ASSINE E COLETE APENAS A ASSINATURA DE SEU/SUA ORIENTADOR(A) NOS DOCUMENTOS, CASO JÁ TENHA ORIENTADOR(A) DEFINIDOS, CASO CONTRÁRIO NÃO É NECESSÁRIO. A SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SE ENCARREGARÁ DE COLETAR A ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A) DO PPG. É O COORDENADOR(A) QUE CONVALIDA A DOCUMENTAÇÃO E AUTORIZA A MATRÍCULA DO CANDIDATO APROVADO, APÓS CHECAGEM FEITA PELA SECRETARIA NA DOCUMENTAÇÃO RECEBIDA E POR ÓBVIO, NÃO CONSTATADA NENHUMA PENDÊNCIA OU INTERCORRÊNCIA NA DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA/ENVIADA.
  
 
MESTRADO
 
  1. Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso); Gerar online link: FICHA DE PRÉ-MATRICULA ON-LINE
  2. Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
  3. Histórico Escolar Completo (Formado) de Conclusão do Curso);
  4. Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
  5. Declaração de Situação Cadastral de seu C.P.F. (obtida no site receita federal - DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO CADASTRAL
  6. Cédula de Identidade (R.G.);
  7. Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site https://www.tse.jus.br/ se estrangeiro, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
  8. Certificado Militar (caso, seja do sexo masculino);
  9. Curriculum Vitae, no formato Lattes neste link: https://www.lattes.cnpq.br/(enviar em arquivo formato PDF)
  10. 02 (Duas) fotos 3x4 (em cores) e recentes (tirada no máximo nos últimos 12 meses) - Obs. Uma das fotos deve ser colada/inserida na ficha de pré-matrícula.
  11. COMPROVANTE DE ESQUEMA VACINAÇÃO COMPLETA CONTRA COVID-19 - "PASSAPORTE VACINAL" Veja na íntegra a normativa de exigência do passaporte vacinal em https://www.unifesp.br/campus/sjc/noticias/3141-obrigatoriedade-de-apresentacao-de-comprovante-de-vacina-contra-covid-19-e-aprovada-pelo-consu-unifesp.html PARA ACESSAR E OBTER O COMPROVANTE OFICIAL  - Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 - ACESSE O LINK: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default - https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/covid/vacinacao-e-boletim/ (Para o ciclo vacinal completo são necessárias no mínimo 2 doses+ 2 doses de reforço)
  12. TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E RESPONSABILIDADE [ATENÇÃO! O TERMO DEVE ESTAR ASSINADO PELO ALUNO(A), PELO ORIENTADOR(A)] - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MODELO DE TERMO DE CONFIDENCIALIDADE E DE RESPONSABILIDADE
  13. DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE - ÉTICA - (APENAS PARA PROJETOS QUE NÃO ENVOLVEM ESTUDOS COM SERES HUMANOS/ANIMAIS) - O orientador(a) deve: 1 - Abrir um processo SEI-Unifesp do tipo: POS-GRADUAÇÃO: PESQUISA SEM ENVOLVIMENTO DE ANIMAIS/HUMANOS. 2- Inserir no processo a Declaração de Responsabilidade. Devido ao limite de caracteres no SEI, o formulário foi registrado com o nome abreviado: DECLARAÇÃO_PROJ. PESQ. SEM ENVOLV.HUMANOS/ VERTEBS. 3 - Enviar via SEI-Unifesp ao DCT (Departamento de Ciência e Tecnologia para ciência e assinatura eletrônica do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia - Prof. Dr. Marcelo Critino Gama e em seguida, ou concomitantemente tramitá-lo via SEI-Unifesp para Secretaria de Pós-Graduação para encaminhamentos finais e arquivo. Os usuários podem acessar o material disponível  sobre o SEI-Unifesp  (manual  e vídeo):   https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/noticias/9-uncategorised/237-videos-tutoriais-sei. (Entre em contato com o seu orientador(a), pois ele tem acesso ao sistema SEI-Unifesp) PARA OS DEMAIS PROJETOS QUE ENVOLVEM SERES HUMANOS/ANIMAIS HÁ QUE SE SUBMETER O PROJETO AO CEP/CEUA/PLATAFORMA BRASIL -Para as informações completas consulte a página do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) Acesse: https://cep.unifesp.br/ - https://cep.unifesp.br/orientacoes
  14. ATENÇÃO! - Comprovante de preenchimento do "Questionário de ingressantes da Pós-Graduação" A partir de 01/01/2023 passa a ser obrigatório que o estudante entegue/envie para a Secretaria do PPG o comprovante do preenchimento do formulário de matrícula (questionário), cujo link é encaminhado no e-mail de orientação de matrícula, para efetivação da matrícula inicial. 
    1. [ATENÇÃO] 
    2. A DECLARAÇÃO DEVE ESTAR ASSINADA PELO DISCENTE, PELO ORIENTADOR(A) E TAMBÉM PELO CHEFE DE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ICT] - (QUE É O DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL  INDICADO NO DOCUMENTO DO  COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP) - https://unifesp.br/campus/sjc/dct/contatosdct Informamos que a Chefia do Depto. de Ciência e Tecnologia está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. Os dcumentos e processos  SEI - Unifesp destinados a Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia recebidos  e assinados - encaminhar aos contatos:
CONTATOS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 
Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia: Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. 
 
Documentos e processos SEI-Unifesp destinados a Chefia, na ausência ou impedimento do titular, serão recebidos e assinados pela Chefe em Exercício Profa. Dra. Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Vice-Coordenadora do DCT, durante o período.
 
 
 
DOUTORADO
 
Além de toda documentação relacionada anteriormente, os ingressantes no Doutorado deverão enviar/apresentar também:
15. Original e 01 (uma) cópia simples em arquivo formatoPDF do Diploma de Mestrado – na falta deste, enviar/trazer original e 01 (uma) cópia simples do Certificado de Conclusão de Mestrado; (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
16. Original e 01 (uma) cópia simples em arquivo formato PDF do Histórico Acadêmico Completo (Formado/Titulado) do Mestrado (Conclusão do Curso).
 
 
 ATENÇÃO! 
 
A partir de 01/01/2023 passa a ser obrigatório que o estudante entegue/envie para a Secretaria do PPG o comprovante do preenchimento do formulário de matrícula (questionário), cujo link é encaminhado no e-mail de orientação de matrícula, para efetivação da matrícula inicial. 
 
 
Instrução Normativa PROPGPQ nº 1/2022 (alunos de pós-graduação)