Roda de conversa "Universidade Pública e Participação Popular"

Roda de conversa.jpg

Na tarde do dia 6 de julho, ocorreu a roda de conversa intitulada “Universidade Pública e Participação Popular”, como atividade de encerramento do II módulo do curso de especialização “Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular”.

O evento contou com uma solene homenagem a Rodrigo Reis (em memória), aluno do curso de especialização e grande ativista popular na zona leste, inicialmente convidado a compor a roda de conversa, mas que infelizmente veio a óbito na mesma semana.

O evento teve abertura com o Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva, coordenador do curso de especialização do campus, que deu início as homenagens, em seguida foi exibido ao público um documentário sobre a trajetória de vida e de luta popular do Rodrigo Reis, pós exibição do documentário um espaço de “microfone aberto” foi designado para homenagens avulsas.

Por seguinte teve início a roda de conversa, composta pelo Prof. Dr. Daniel Feldmann (Presidente da Adunifesp e professor do campus Osasco), Luís França (Líder comunitário do Ermelino Matarazzo), Carolina Freitas (Cursinho Baobá), Márcia de Freitas (Instituto dos Advogados da Zona Leste) e Rodrigo Reis (em memória), cada um dos presentes expôs suas ideias e pensamentos referente ao papel da universidade pública e como a participação popular pode auxiliar no combate por uma educação pública livre, democrática e digna.

O evento contou com um público de aproximadamente 80 pessoas que participaram das homenagens e da roda de conversa, dentre elas, professores e alunos do curso de especialização, representantes da Associação de Moradores do Jardim Helian e amigos do homenageado, representante da Associação de Moradores do Jardim Cibele, representante do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da zona leste e demais moradores de bairros circunvizinhos ao campus.

No final da tarde, após o término da roda de conversa, ocorreu mais um período recheado de homenagens emocionantes, e o evento teve fim com um pequeno sarau.

Mais imagens:

Componentes da roda de conversaVideo em homenagem a Rodrigo Reis.jpg

Professora Maria Helena e Mohamed em homenagem a Rofrigo Reis.jpgSarau de finalização.jpg