Visita do professor Jacques Lévy ao Instituto das Cidades

P_20221006_113806.jpg

No dia 6 de outubro de 2022, o Instituto das Cidades (Campus Zona Leste) recebeu o professor Jacques Lévy.  A convite da professora do Campus Zona Leste, Silvia Lopes Raimundo, o professor que tem uma longa trajetória por instituições na França e na Suíça, foi professor do Instituto de Tecnologia em Lausanne e Diretor do Laboratório Chôros (2004 – 2017) e atualmente é responsável pela Cátedra de Inteligência espacial na Universidade Politécnica Altos da França da cidade de Valenciennes, veio conversar com os nossos estudantes de geografia e conhecer esse pedaço da cidade de São Paulo. O professor Jacques Lévy esteve em São Paulo no início de outubro a convite da USP e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, onde atua como Observador das Eleições Brasileiras. Juntamente com outros pesquisadores, o professor trabalha no projeto “A urbanidade como abordagem para análise das eleições brasileiras de 2022”, onde a cartografia tem lugar central.

Com vasta obra, Jacques Lévy se notabiliza por seu percurso, pesquisas, produção intelectual e publicações em temas extremamente relevantes para as ciências sociais e para as reflexões epistemológicas da geografia. Entre os temas pesquisados, destacamos importante produção intelectual sobre temas como:  teoria do espaço, geografia política, justiça espacial, urbanidade, globalização, cartografia e teoria social. Em 2018, foi agraciado com o Prêmio Vautrin Lud, o maior prêmio internacional em Geografia.

No Instituto das Cidades, o professor falou sobre “Uma cidade sem autor: Urbanidade, urbanismo e justiça espacial”. Após o debate, o professor Jacques Lévy visitou o campus e autografou e presenteou a biblioteca do Instituto das Cidades com seu livro Géographie du politique (2022)

P_20221006_103455.jpg

P_20221006_103503.jpg