Projeto de Ensino “Cartovivências na cidade: extensão não, conexão”

8412ae02acc3439ed7ae04756f90959fdEiH6ieATtkhdo93-00.png

O primeiro dia de atividade de cartografia social foi realizado em 05/10/2023. Nesta ocasião, os estudantes de Geografia foram recepcionados pelo Coordenador Sérgio Lima e toda a equipe, bem como, pelos estudantes do CCA Marielle Franco, Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.
Fonte: Ricardo Barbosa da Silva

O projeto de ensino “Cartovivências na cidade: extensão não, conexão”, desenvolvido na UC Práticas Geográficas Pedagógicas e Profissionais II (com curricularização da extensão na graduação), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Barbosa da Silva, docente do curso de Geografia, Campus Zona Leste (Unifesp), fundamenta-se em uma proposta metodológica baseada na cartografia social e escrevivência, de modo a contribuir na formação significativa dos estudantes de Geografia, assim como, estimular a cidadania aos participantes através da leitura e escrita da cidade.

Esta proposta já conta com duas edições, sendo a primeira realizada, em 2022, que envolveu os participantes do Coletivo de Skate Love CT de Cidade Tiradentes e, a segunda, em 2023, com os estudantes do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) – Marielle Franco, Ermelino Matarazzo, que abrigam atividades educacionais e culturais no contraturno da escola básica e, geralmente, seus estudantes possuem condição de maior vulnerabilidade social.

A realização do projeto Cartovivência contou com duas etapas. Em uma primeira, os estudantes de Geografia realizaram a atividade de cartografia social no CCA – Marielle Franco e, posteriormente, organizaram toda a recepção, acolhimento e atividades propostas a estes estudantes no Campus Zona Leste. Como exemplo, apresentamos algumas fotografias que ilustram a realização deste projeto.

8412ae02acc3439ed7ae04756f90959fdEiH6ieATtkhdo93-1.png

No segundo dia, em 09/11/23, aconteceram atividades de recepção e acolhimento dos estudantes do CCA Marielle Franco no Campus Zona Leste (Unifesp). Neste dia, além de todas as atividades desenvolvidas, os estudantes tiveram um bate-papo com a escritora Lilia Guerra, destaque da literatura contemporânea brasileira e moradora da Zona Leste, de São Paulo.
Fonte: Ricardo Barbosa da Silva