Curso de extensão Espaço Urbano e Planejamento Popular

EUPP

O Instituto das Cidades realiza, entre 08 de junho e 03 de agosto de 2019 o Curso de extensão Espaço Urbano e Planejamento Popular.

 

Este curso surge como uma reação a atuação da Prefeitura Municipal de São Paulo que, por meio da Secretaria Municipal da Habitação, está removendo cerca 880 famílias que vivem em áreas de risco de alagamentos e de desabamentos às margens do rio Aricanduva, na margem sul do Parque Fazenda do Carmo, como parte das obras do PAC Drenagem Aricanduva, provocando a transformação daquele espaço urbano.

O objetivo do curso é formar lideranças comunitárias locais para conduzirem o diálogo com a prefeitura e para organizarem e aprimorarem as reivindicações das localidades atingidas pela obra do PAC.

Com um total de 8 aulas, o curso aborda os seguintes temas: Lugares e histórias versus territórios administrativos; Política, política pública e ação pública; Formas de organização social e comunitária; Conflito fundiário e direito à moradia; Saneamento na bacia do Rio Aricanduva; Infraestrutura, mobilidade e espaço público; Ferramentas de diagnóstico e mapeamento participativo; Estratégias de planejamento, negociação e reivindicação.

O curso está ocorrendo aos sábados, no Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Unidade Tabor; Estrada da Colônia, 120 – Jd. São Gonçalo, Itaquera

Outra edição do curso está prevista para o segundo semestre de 2019."