O Grupo de Pesquisa Transborda - Estudos da Urbanização Crítica do Instituto das Cidades, Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo, torna pública a abertura de seleção de estudante de graduação da Unifesp e outras instituições de ensino superior para realizar Programa de Iniciação Científica Voluntária no Instituto das Cidades.
O Programa de Iniciação Científica Voluntária é voltado para o aluno de graduação, ampliando a oportunidade de participação ativa deste em projetos de pesquisa com orientação individual, continuada e de qualidade, objetivando o aprimoramento da formação científica discente.
A iniciação científica voluntária terá duração de seis meses. A pesquisa fará parte de um projeto de extensão, com o objetivo de elaborar, de forma participativa, a linha do tempo da urbanização de uma comunidade localizada na divisa de Itaquera e São Mateus, chamada de Tabor. Os moradores do Tabor sofrem há anos com inundações em épocas de chuvas e a Prefeitura Municipal, a partir de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - Drenagem, viabilizou a remoção e a mudança de várias famílias para unidades habitacionais de um conjunto de apartamentos construídos via programa Minha Casa Minha Vida. Atualmente, há sinais de que mais famílias sejam removidas para dar lugar à construção de uma estação do monotrilho. Além disso, os moradores estão se organizando para discutirem a regularização fundiária da área, que é uma Zona Especial de Interesse Social - ZEIS.
Para mais informações sobre o programa e o processo de inscrição: Clique Aqui