O Observatório de Conflitos Fundiários é um dos projetos de extensão universitária em desenvolvimento no IC-Unifesp. O escopo geral do projeto corresponde à incidência nos conflitos fundiários urbanos de caráter coletivo envolvendo comunidades da Zona Leste da cidade de São Paulo na perspectiva do direito humano à moradia adequada. Almeja-se analisar as situações de despossessão em curso e, concomitantemente, fortalecer as (re)existências cotidianas protagonizadas por sujeitos coletivos na luta por direitos. Pretende-se monitorar, analisar e propor políticas na área do desenvolvimento urbano, sempre na perspectiva do direito à cidade.
A produção e disseminação de conteúdo qualificado voltado não apenas para especialistas e profissionais da área, mas também para o público em geral, é um dos desafios do projeto desenvolvido em parceria com o Observatório das Remoções do LabCidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
No momento, o Observatório de Conflitos Fundiários convoca estudantes de graduação de quaisquer campos disciplinares afins aos estudos urbanos para atuarem no âmbito da realização das pesquisas iniciais sobre os conflitos fundiários com vistas a estruturação do Observatório.
Maiores informações disponíveis no edital.