Comunidade acadêmica do Campus Zona Leste recebe reunião aberta com a Reitoria

Encontro apresentou as ações realizadas no começo da nova gestão e as perspectivas para o Instituto das Cidades

1-Reunião_Aberta_ZL.jpg

Na manhã da última quinta-feira (30/11), representantes da gestão da Reitoria da Unifesp estiveram presentes no Instituto das Cidades – Campus Zona Leste, para a realização do encontro previsto na série de reuniões abertas, que vem sendo realizadas nos campi da universidade, durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de apresentar os trabalhos em andamento, assim como os planos institucionais para o futuro da Unifesp.

Participaram do encontro a reitora, Raiane Assumpção, a vice-reitora, Lia Bittencourt, a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Suzan Pantaroto de Vasconcellos, a pró-reitora de Graduação, Ana Maria Santos Gouw, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Galvani, o pró-reitor adjunto de Administração, Pedro Luiz Canassa, a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Fábio Venturini, a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Luciana Alves, o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, e os(as) assessores(as) de Gabinete, Daniel Campos de Carvalho e Isabel Hartmann de Quadros. A equipe foi recebida pela diretora acadêmica do Campus Zona Leste, Patricia Laczynski de Souza, pela vice-diretora acadêmica, Giovanna Bonilha Milano, por servidores(as) e estudantes do campus.

2-Reunião_Aberta_ZL.jpg

Patricia Laczynski abriu o encontro explicando a importância da reunião aberta para o campus e agradecendo o diálogo constante com a administração central, principalmente com a criação do Grupo de Trabalho da Zona Leste. “É um canal já estabelecido, onde a gente tem feito reuniões com a participação da direção, estudantes, diferentes Pró-Reitorias e também com a chefia de gabinete. O grupo de trabalho tem discutido esse momento que o campus agora tem uma perspectiva de futuro a curto prazo, que vai mudar bastante a nossa realidade quando começarem as obras. A gente tem feito esse diálogo de forma aberta, participativa com a discussão dos(as) estudantes e da comunidade do Instituto das Cidades, e é nesse sentido que eu quero agradecer o apoio que a reitoria tem nos dado, também mediando os nossos interesses junto aos Governos Federal e Municipal”, ressalta.

3-Reunião_Aberta_ZL.jpg

Patricia Laczynski

A reitora, Raiane Assumpção, iniciou a apresentação falando que os encontros foram pensados para mostrar aos campi os trabalhos realizados nesses primeiros meses de gestão, nas duas dimensões fundamentais para a sustentação da universidade: a político-pedagógica e a administração-financeira. “São esses os dois pilares que estruturam a nossa existência, e a gente acaba conhecendo muito mais a dimensão acadêmica e menos o posicionamento da universidade nos quesitos administrativo, financeiro e orçamentário. Então a gente tem entendido como fundamental fazer esta conversa com a comunidade, para as pessoas se apropriarem dessa outra dimensão que é fundamental para a nossa existência”, enfatizou.

4-Reunião_Aberta_ZL.jpg

Raiane Assumpção

Na sequência foram apresentadas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e inovação; novos espaços, modernização dos sistemas e melhoria da infraestrutura; ambiente laboral e bem-estar; educação inclusiva e políticas afirmativas; e referenciamento social e ação democrática. A reitora discutiu também as questões orçamentárias da universidade, destacando as ações realizadas em parceria com parlamentares na busca por emendas destinadas ao financiamento de obras e projetos.

5-Reunião_Aberta_ZL.jpg

Após a apresentação, servidores(as) e estudantes do campus realizam perguntas a respeito das políticas de assistência estudantil, contratação de novos(as) servidores(as) para o campus, infraestrutura, captação de recursos, conclusão de obras, entre outras. A reitora, a vice-reitora e os(as) pró-reitores(as) da universidade encarregaram-se de responder às indagações apresentadas, de acordo com sua área de gestão.

• Click to enlarge image CARROSSEL-ReuniaoAbertaZL1.jpg
  • Click to enlarge image CARROSSEL-ReuniaoAbertaZL9.jpg
  • Fotos: Alex Reipert

Original Por Paula Garcia