O que é a CT-GSA?
A Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CT-GSA) é um órgão consultivo, deliberativo e de acompanhamento, subordinada à Pró-Reitoria de Administração (ProAdm) e vinculada ao Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (ETAGAE), com o objetivo de elaborar, propor, avaliar e coordenar diretrizes, ações e políticas relacionadas à gestão ambiental na UNIFESP, a serem executadas centralmente pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) e, de forma coordenada e articulada, pelos respectivos órgãos relacionados à gestão ambiental nos campi da UNIFESP.
Objetivos da CT-GSA
- Fomentar a adoção de políticas e práticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade por toda a comunidade acadêmica da UNIFESP, visando a minimização dos impactos ambientais de suas atividades;
- Apoiar a reitoria e pró-reitorias nos assuntos e demandas que envolvem as questões ambientais;
- Zelar pela contínua e progressiva melhora do desempenho ambiental da UNIFESP.
Composição da CT-GSA
- Diretor do DGA, que será seu presidente;
- Chefes das divisões do DGA;
- Diretores administrativos dos campi;
- Representantes de cada campus das instâncias administrativas associadas à gestão ambiental, restringindo-se a um representante por campus, indicados pelo diretor do campus; e
- Coordenador administrativo do Complexo da Reitoria e Administração Central.
Atribuições da CT-GSA
- Elaborar, apreciar, deliberar a aprovação e acompanhar o desenvolvimento do Plano de Trabalho Anual de Gestão Ambiental na UNIFESP, a ser executado pelo DGA e órgãos associados nos campi, em consonância com as regras gerais da instituição;
- Apreciar e deliberar sobre a aprovação o Relatório Anual de Gestão Ambiental do DGA;
- Discutir e deliberar sobre questões e temas relativos à gestão ambiental, para que a atuação da instituição ocorra de forma articulada entre todos os órgãos relacionados à gestão ambiental na UNIFESP;
- Elaborar, propor, apreciar e emitir pareceres sobre diretrizes, normas e procedimentos que visem a máxima eficiência na organização administrativa e operacional das atividades desenvolvidas de forma individual e/ou articulada na UNIFESP, em conformidade com a legislação e dispositivos normativos vigentes;
- Elaborar, propor, apreciar, emitir pareceres e acompanhar o planejamento e desenvolvimento de projetos institucionais específicos ou relacionados à gestão ambiental, que visem melhorar o desempenho ambiental da UNIFESP em todo seu espectro de atividades, em conformidade com a legislação e dispositivos normativos vigente;
- Elaborar e propor indicadores de avaliação e monitoramento do desenvolvimento de projetos ambientais institucionais;
- Instituir grupos de trabalho para tratar de assuntos e demandas específicas relacionadas à gestão ambiental, quando assim considerar necessário;
- Encaminhar estudos, informações e documentos de sua área de gestão, visando subsidiar as atividades desenvolvidas na UNIFESP;
- Propor a realização de estudos, seminários e encontros sobre a temática ambiental;
- Atuar de forma sistemática para a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores.