Link da notícia original (Notícias DTI)
Campanha busca incentivar ações que promovam redução do consumo de energia nas residências e amenizem o impacto ao meio ambiente
No mês de setembro, o Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA/Unifesp) realiza a quarta edição da campanha anual para o uso racional de energia elétrica. Iniciada com o objetivo de incentivar ações cotidianas que promovam redução do consumo de energia e amenizem o impacto ao meio ambiente nas dependências da universidade, a campanha deste ano novamente se adapta à situação de afastamento social devido à pandemia de covid-19.
De acordo com o Instituto Akatu o Brasil está com o menor nível de chuvas do país em 91 anos, fato que afeta diretamente a vazão dos reservatórios de água para a geração hidrelétrica, nossa maior fonte de energia. O país ampliou o uso de termelétricas (opção menos sustentável e mais cara) para evitar o risco de racionamentos e de apagões.
Em razão da severa crise hídrica que afetou a Região Metropolitana de São Paulo em 2015, foi criado naquele ano o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que sinaliza os custos reais de geração de energia elétrica, e por conseguinte, se a energia custará mais ou menos. Ou seja, o valor da conta de energia pode variar de acordo com as condições de geração do sistema energético do país, que majoritariamente depende da capacidade dos reservatórios.
Evitar o desperdício e fazer uso consciente de energia elétrica faz diferença para a conta e para o meio ambiente. Fique atento(a) ao seu consumo e confira dicas para economizar energia elétrica:
• Desligue o computador ou notebook quando não estiver em uso; • Evite acender lâmpadas sem necessidade e lembre-se de desliga-las ao sair de um ambiente; • Quando for substituir alguma lâmpada queimada, dê preferência por lâmpada LED; • Evite banhos longos no chuveiro elétrico; • Evite deixar aparelhos eletrônicos, como televisão e micro-ondas, em stand by (modo de espera); • Não deixe a porta da geladeira aberta sem necessidade ou por tempo prolongado, nem guarde recipientes quentes; • Acumule uma boa quantidade de roupas para lavar na máquina e utilizar o ferro de passar. |
Links relacionados:
Bandeira Tarifária - ENEL
Dicas e orientações da ENEL
Evite o desperdício de energia elétrica - Akatu
Dicas de economia da ANEEL