O DGA, em conjunto com o STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) elaborou sete dicas para a economia de recursos ao imprimir. Confira!
- A impressão de documentos deve ser evitada sempre que possível. Avalie a real necessidade de impressão do documento ou, ainda, se poderia ser armazenado ou enviado eletronicamente.
- Uma razoável economia de recursos pode ser obtida com a revisão de textos antes da impressão. É também prudente acionar o comando “Visualizar Impressão”, disponibilizado na maioria dos programas. Com isso, você poderá verificar, por exemplo, se uma página seria impressa com cortes de conteúdo.
- Ao imprimir, utilize — sempre que possível — a opção "frente e verso" e "modo econômico"; em relação ao emprego ou não de cores, a configuração padrão deverá ser preto e branco.
- Instale e utilize a Ecofont em todos os programas do Office, pois ao imprimir com esse tipo de fonte há economia de até 20% de tinta.
- Quando imprimir apresentações em Power Point, opte pelo modo “Folheto”, na área de configurações, em vez de “slides em página inteira”. A primeira opção comporta até seis slides por folha. Outra opção seria imprimir o material em preto e branco, eliminando a cor do plano de fundo.
- Deve-se sempre buscar a tramitação de processos administrativos na forma eletrônica, fazendo uso da impressão apenas nos casos que requeiram assinatura ou carimbo impresso.
- Os serviço de impressão e digitalização devem atender exclusivamente às demandas institucionais, ressaltando- se que os dados sobre essas operações permanecem armazenados por tempo indeterminado.
Evite imprimir. Ajude a construir uma instituição ambientalmente sustentável. Isso também depende de você!