Biossegurança: Atividades com OGM em contenção (CIB/USP)

O CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia, em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP – Universidade de São Paulo, está organizando o Curso Prático Biossegurança: Atividades com OGM em contenção no dia 25 de novembro de 2016 em São Paulo (SP). O curso também foi ministrado na UNIFESP em 2015.

• Dia: 25/11/2016
  • Horário: 8:30-17:00
  • Local: Auditório Maria Apparecida Pourchet Campos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. USP – Universidade de São Paulo. Av. Prof. Lineu Prestes, 580 – Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo, SP
  • Período de inscrições: até 24/11/2016
  • Ementa: Visão geral das aplicações da biotecnologia. Bases conceituais de biossegurança. Conceito de risco, avaliações e classificações. Histórico e legislação da biossegurança de Organismo Geneticamente Modificado (OGM). Constituição e atuação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Rotinas de trabalho com OGM em contenção de acordo com a legislação atual. Constituição e atribuições da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). Atuação dos órgãos de fiscalização. Preparo da CIBio para atendimento aos requisitos da CTNBio e recebimento de fiscalização.
  • Objetivo: Capacitar os participantes quanto às normas de biossegurança voltadas para atividades com OGM em contenção, utilizando enfoque teórico-prático de suas aplicações e impactos na rotina de trabalho.
  • Público-alvo: Técnico principal responsável por atividade envolvendo OGM e membros das CIBios constituídas e em formação.
  • Palestrantes: Dra. Adriana Brondani – Diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), PhD em Ciências Biológicas pela UFRGS; Dr. Gutemberg Sousa – Analista em Ciência e Tecnologia da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), PhD em Biotecnologia pela USP; Juliana Ruas de Menezes Rodrigues – Técnica em Regulação e Vigilância Sanitária (ANVISA); MSc Rita de Cássia Lourenço – Fiscal Federal Agropecuário do SSV/SFA/SP, Mestre na área de Contaminantes em Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública/USP.

Para se inscrever, acesse ao site e preencha os dados no campo “Inscrição”. Você receberá um e-mail confirmando a sua participação.

Mais informações e inscrições: http://cursodebiosseguranca.org.br

2 testeira 2016