Curso: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

• Data: 18/08 a 29/09/2020.
  • Horário: das 19:00 às 21:00.
  • Local: a distância (Google Meet).
  • Período de inscrições: 15/07 a 16/08/2020.
  • VAGAS PREENCHIDAS. INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Curso a distância, pautado na realização de palestras analítico-expositivas e debates. Temas a serem abordados:

1) O que é meio ambiente? Constituição Federal e meio ambiente. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Introdução às Resoluções RDC ANVISA n° 222/2018 e CONAMA n° 358/2005 (2 horas).

2) Grupo A: resíduos potencialmente infectantes. Grupo E: resíduos perfurocortantes (2 horas).

3) Grupo B: resíduos químicos. Gerenciamento de resíduos químicos no Instituto de Química da USP (2 horas).

4) Gerenciamento de químicos na Unifesp: estudos de caso nos Campi Diadema e São Paulo (2 horas).

5) Gerenciamento de resíduos de medicamentos em serviços de saúde (2 horas).

6) Grupo C: rejeitos radioativos (2 horas).

7) Grupo D: resíduos comuns (2 horas).

8) Armazenamento de resíduos: critérios para construção de abrigos. Gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos. Gerenciamento de resíduos de construção civil (2 horas).

9) Compostagem: conceitos, princípios e aplicação. Compostagem e horta como estratégia de promoção da saúde (2 horas).

10) Tratamento de resíduos: incineração, micro-ondas, autoclave, coprocessamento e plasma (2 horas).

11) Disposição de rejeitos: aterros (2 horas).

12) Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) no Campus São José dos Campos da Unifesp (2 horas).

13) Considerações finais sobre o curso, apresentação de questionário para que os(as) estudantes avaliem o curso (2 horas).

Trabalho, desenvolvido ao longo do curso, a ser entregue pelos(as) estudantes (4 horas).

Carga horária do curso: 30 horas.

Mais informações e incrições aqui.