Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana

Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana
 
O Projeto Cabaça: Cultura de Matriz Africana e Economia Solidária tem por escopo a construção coletiva de metodologia voltada às necessidades de sustentabilidade econômica dos terreiros de matriz africana. Para tanto, a organização das atividades do projeto compreendeu a articulação de duas estratégias de reflexão. A primeira delas dedicou-se ao levantamento e sistematização das experiências econômicas de produção, consumo e trocas, realizadas nos espaços de terreiros participantes do projeto. E, de maneira complementar, ampliou o reconhecimento destas práticas coletivas em outros terreiros do município de São Paulo, por meio de entrevistas. Em um segundo viés, realizou-se um curso de formação durante todo o período do projeto, por meio do qual foi possível discutir criticamente os entraves para o desenvolvimento econômico dos terreiros e sua relação com questões estruturais em nossa formação social, como o racismo religioso e o racismo estrutural. Durante o percurso formativo houve também o resgate de modos de fazer coletivos, conectados à ancestralidade das culturas de matriz africana bem como a ressignificação de sentidos conferidos hegemonicamente à economia, à prosperidade, ao mercado e às trocas, a partir dos quais foram elaboradas as propostas de arranjos econômicos solidários no contexto de terreiros. Finalmente, a divulgação dos resultados abarca a redação coletiva de um e-book, com a síntese do processo extensionista, e a gravação de um podcast - “Cabaçacast” – com o intuito de divulgar as discussões realizadas, privilegiando a oralidade e ampliando o alcance do temas para a comunidade em geral.
 


  • Clique na imagem para baixar o ebook

Ebook Projeto Cabaça
 
 
 
 

Coordenação:
Prof. Egeu Gomes Estevez

Vice-Coordenadora

Jumile dos Santos Moreira

Equipe
Prof. Simone Ramalho

Contato:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Programa Institucional de acolhimento e ensino de português como língua adicional

Programa Institucional de acolhimento e ensino de português como língua adicional

Em construção ...

Programa Abdias Nascimento

< Voltar

Programa Abdias Nascimento

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, instituído pela Portaria MEC n˚ 1.129, de 17 de novembro de 2013, busca democratizar o acesso e a permanência na formação e capacitação de estudantes brasileiro(a)s, autodeclarado(a)s preto(a)s, pardo(a)s, indígenas e pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado; estudantes com baixa renda salarial familiar; que tenham terminado ou estejam cursando a graduação em instituições públicas ou privadas de ensino superior nos cursos ligados às Ciências da Saúde ou Ciências Humanas e áreas afins.

Curso de formação pré-acadêmica de acesso à pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas

Campus Guarulhos e Campus Baixada Santista

O curso se estrutura em torno dos seguintes eixos temáticos: Construção do conhecimento numa perspectiva antirracista; educação das relações étnico-raciais; Técnicas de redação científica; Metodologia de pesquisa; Aprendizado instrumental da língua inglesa; Pensamento social antirracista; Teoria Social; Temas contemporâneos: Racismo institucional no Brasil e resistências; Expressão artística: do teatro experimental do negro ao teatro de combate ao racismo; Branquitude e relações raciais no Brasil; Leituras dirigidas; Orientação: Elaboração/ apresentação final de pré-projeto.

Considera-se fundamental promover a transformação cultural por meio do estímulo a ações que visem à igualdade de gênero, diversidade sexual, religiosa e étnico-racial, direitos geracionais, sociais, políticos, dentre outros. Levando em consideração os frequentes casos de “cerceamento racial” nos campi da Unifesp, este curso procura contribuir com esta perspectiva a partir de uma proposta de educação antirracista, visando à reflexão acerca de determinados temas que ainda não aparecem no currículo formal, como demanda a Lei 10.639/2003.

Período de Realização: Foram formadas duas turmas, uma no campus Baixada Santista e outra no campus Guarulhos, de 04 agosto a 24 de novembro de 2018.

Equipe responsável

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde

Campus São Paulo

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Pré-Pesquisa em Saúde do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, foi idealizado por vários docentes, técnicos(as) administrativos(as) de ensino e alunos do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Nesse grupo, a Profa Dra Regina Helena Petroni Mennin e o aluno de pós-graduação Julino Soares Neto foram os nucleares na criação e no andamento da proposta. A proposta inovadora na área de saúde fez com que o projeto fosse selecionado pelo “Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento”. O objetivo nuclear do curso foi o de capacitar estudantes para elaboração de um projeto de pesquisa que os permitissem concorrer em iguais condições aos processos seletivos de mestrado e doutorado na área da saúde. Previu-se tornar o(a) estudante o sujeito da ação e co-responsável pela construção do conhecimento, com o apoio do professor no papel de facilitador da aprendizagem, na resolução de problemas e nas decisões direcionadas no embasamento científico.

 
Equipe 
Campus Guarulhos e Baixada Santista 

Profa. Débora Galvani (Coordenadora Geral) 
Profa. Renata Gonçalves (Coordenadora do Campus Baixada Santista)
Prof. Cleber Santos Vieira (Coordenador do Campus Guarulhos)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Campus São Paulo

Profa Dra Gabriela Arantes Wagner (Coordenação Geral do Projeto)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Clique na imagem para baixar em arquivo PDF. XIII Conlab