Unifesp video presentation

 

 

Institutional Internationalization Program (Capes-PrInt)

CAPES PrInt logo

 

International student and researcher's guide

international students and reseacher's guide

 

Media materials

podcast

tv

Unifesp's newspaper

Unifesp's scientific release journal

Marcos Pacheco de Toledo Ferraz

300px marcos pacheco

Graduou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp e pela mesma instituição obteve o título de doutor em Psiquiatria nos anos respectivos de 1968 e 1982. Tendo iniciado em 1969 as atividades de ensino, foi posteriormente nomeado professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, mediante aprovação em concurso público. Em 1989 tornou-se professor titular da disciplina de Psiquiatria Clínica, vinculada ao departamento já referido. Sua trajetória profissional na Unifesp culminou em 2008 com a indicação pelo Conselho Universitário ao cargo de reitor pro tempore, que exerceu entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009. Após esse período, aposentou-se compulsoriamente por ter atingido o limiar etário. Em sua atuação como docente, orientou nove dissertações de mestrado e oito teses de doutorado.

Foi designado para o desempenho de funções no Ministério da Saúde e na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, contribuindo para a reformulação de políticas de saúde pública. No órgão federal foi diretor da Divisão Nacional de Saúde Mental (1989) e na pasta estadual foi coordenador de saúde mental (1983-1986), assessor de saúde mental (1987) e secretário adjunto de saúde (1991-1992). 

Integrou a diretoria de várias entidades de classe, tendo ocupado a presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria (1980-1983) e do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (1976-1977). Foi também secretário da Associação Psiquiátrica da América Latina entre 1983 e 1985. 

É autor de sete capítulos de livros, de 36 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e de outros 18 divulgados em periódicos internacionais. Foi membro do corpo editorial do Jornal Brasileiro de Psiquiatria – publicação oficial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro – e do conselho consultivo da Revista Brasileira de Psiquiatria e da Revista Brasileira de Medicina. 

Participou como membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (1978-1983) e do Conselho Universitário da Unifesp. 

Pelo caráter relevante de sua contribuição à Psiquiatria brasileira, recebeu várias homenagens da Associação Brasileira de Psiquiatria e de órgãos da Unifesp.