NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Inscrições PIBID Ciências Sociais

anexo 3 PIBID

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Campus Guarulhos da Unifesp realiza treinamento de Eficiência Energética

marcos

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2024 - PARTICIPE

questionário

 

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Deliberações da Congregação de Novembro/2024

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Resultado final da votação das eleições discentes do Conselho e Comissão do Departamento Ciências Sociais 2024 - 2

Apuração


Representantes Discentes no Conselho do Departamento

Luana de Almeida Santana 18 votos

Vicky Mercadante Braga 03 votos (suplente)

 

Representantes Discentes na Comissão de Curso de Ciências Sociais

Mariana Matos da Silva Souza - 21 votos
Carlos Alberto da Silva - 03 votos ( suplente)

URL da Eleição: Clique aqui

 

Resultado Edital n. 01/2024 - Processo Seletivo – Remoção Interna Campus Guarulhos – EFLCH

Inscritos Departamento Administrativo: Divisão de Gestão com Pessoas

Servidora Sheila Marques Feitosa APTA

ELEIÇOES DISCENTES NO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

As eleições  serão de 22/10  a  25/10 -  A apuração será feita em 28/10.

Clique aqui

 

PUBLICAÇÃO FINAL DOS INSCRITOS PARA ELEIÇÕES DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAS

Carlos Alberto da Silva

Luana de Almeida Santana

Mariana Matos da Silva Souza

Vicky Mercadante Braga

Republicação de Edital n. 01/2024 - Remoção Interna Campus Guarulhos - EFLCH

Clique aqui para visualizar o edital.

Edital para Escolha de Grau Pós-ABI

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REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Bases de dados de e-books (livros digitais)

Os livros digitais são recursos informacionais que vêm sendo incluídos nas bibliotecas nos últimos anos. Os principais modelos de negócios existentes são aquisição perpétua, assinatura, DDA (Demand Driven Acquisition) e STL (Short Term Loans), com possibilidade de variações de acordo com o fornecedor contratado. As restrições de acesso impostas pelos fornecedores (editores, distribuidores, agregadores, autores etc.) visam a proteção do conteúdo em relação a utilizações indevidas. O temor da pirataria resultou em apreensão e enrijecimento do mercado editorial na oferta de livros digitais para bibliotecas (SIBERT, 2011, apud SERRA, 2014)

Os livros digitais têm-se mostrado como recursos de importante aplicação no ensino e devem vir a ser cada vez mais presentes nos acervos das bibliotecas”. (SERRA, 2014, p.17)


Abaixo, é possível encontrar plataformas que oferecem livros digitais (e-books) em formato aberto (open access) e restrito (via parceria com o Portal de Periódicos CAPES ou por assinatura perpétua da Biblioteca da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). Verifique se a base de dados de seu interesse encontra-se disponível para acesso pelo Portal CAPES. Em caso afirmativo, clique em "Acesso CAFe" no Portal de Periódicos CAPES, selecione a instituição UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, e entre com seu login e senha da Intranet. As bases de dados que não estão no Portal da Capes só poderão ser acessadas dentro das unidades da Unifesp. Para isso, dirija-se ao seu campus.

 

  • Bartleby: Oferece acesso a clássicos da ficção.
  • Bibliomania: Textos clássicos e religiosos, biografias, dicionários, guias de estudo, dentre outros materiais.
  • BiblioON: É a biblioteca digital gratuita de São Paulo. São milhares de livros digitais para ler onde e como quiser, além de uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, atividades de formação e muito mais. A BibliON é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras.
  • Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados: Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento. Em sua maioria, os documentos da Biblioteca Digital são de uso aberto.
  • Biblioteca Digital da UNICAMP: A BDU constitui uma importante fonte de pesquisa para comunidade interna e externa à Unicamp, reunindo todo tipo de material digital, incluindo livros.
  • Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos: Projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 80 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto.
  • Biblioteca Digital do Senado Federal: A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos nas áreas de Direito, Administração Pública, Ciência Política, História Política, Economia, Orçamento Público e áreas afins.
  • Biblioteca Digital Luso-Brasileira: Iniciado  em  fevereiro  de  2014,  pelas  bibliotecas  nacionais  do Brasil e  Portugal, o  acervo  possui  mais  de 2  milhões  de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.
  • Cambridge Books: Mais de 80 livros e 3.000 capítulos de livros nas áreas de História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Arqueologia, Religião, Antropologia.  Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Cambridge Library Collection: Coleção de livros raros da Cambridge University Library e outras instituições mundialmente conhecidas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Cambridge Handbooks in Language and Linguistics: Oferece manuais nas áreas de Língua e Linguística e no estudo de idiomas. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Classic Book: Oferece livros clássicos de varidos gêneros literários: romances, ficções históricas, literatura infantil, história, suspense, ficção científica.
  • Classic Literature: Clássicos da literatura, biografias de autores, livros infantis de imagens.
  • Cultura Acadêmica UNESP: É o segundo selo da Fundação Editora da UNESP. Publica livros, em várias áreas do conhecimento, em formato digital, e com a possibilidade de download gratuito.
  • DOAB – Directory of Open Access Books: O Directory of Open Access Books (DOAB) é um serviço conjunto da OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université. Oferece mais de 29 mil livros acadêmicos revisados ​​por pares de 390 editoras. É possível refinar a busca por idiomas e há mais de 1500 títulos em português. O acesso é aberto. 
  • Dowbor.org: Livros de Ladislau Dowbor, economista brasileiro, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, estão disponíveis online gratuitamente para download e repasse.
  • Ebook Central: Oferece e-books confiáveis ​​e de texto completo em uma ampla variedade de áreas temáticas, juntamente com ferramentas poderosas para localizar, usar e gerenciar as informações. Áreas temáticas: Economia de negócios, Computadores e TI, Educação, Engenharia e Tecnologia, História e ciência política, Humanidades, Estudos interdisciplinares, Língua, literatura e linguística, Direito, relações internacionais e políticas públicas, Ciências da Vida.
  • Ebook Collective: Oferecem acesso aberto a centenas de livros na área de Literatura Esquerdista.
  • EconPapers: Livros e capítulos de livros na área de Economia.
  • Editora Fino Traço: E-books nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Filosofia e Direito. Sua Coleção Estudos Brasileiros – Série Paralelos 22 se propõe a refletir criticamente sobre a realidade brasileira, em perspectiva inter/ multi/ trans e pós-disciplinar, pensando a América portuguesa e o Brasil, a partir de apurada perspectiva epistemológica. Impõe um olhar, simultaneamente abrangente e verticalizado, sobre questões econômicas, políticas e geográficas, e sua configuração social, étnica/racial e de gênero, contemplando alteridades e diversidades, assim como sobre sua conformação educacional, cultural, literária, artística e religiosa, em um mundo globalizado.
  • Editora FGV: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, nas áreas de Administração, Administração pública, Antropologia, Arquivologia, Arte e Biografia, Ciência política, Comunicação e Educação, Contabilidade e Finanças, Direito, Economia, Filosofia, Gestão de pessoas, História, Marketing, Matemática, Relações internacionais, Responsabilidade social e ambiental e Sociologia.
  • Editora Fi: Edição, publicação e distribuição de livros sob Acesso Aberto, focada em produções acadêmicas/científicas de relevância: monografias, dissertações e teses, destacadas por excelência, assim como projetos e coletâneas de artigos, vinculadas às instituições de ensino superior.
  • Editora UFSC: Disponibiliza alguns livros, em acesso aberto, em diversas áreas do conhecimento.

  • EEBO: Oferece milhares de e-books nas áreas de Literatura Inglesa, História, Filosofia, Linguística, Política e Religião. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador) 
  • Eumed.net: Livros em acesso aberto nas áreas de Direito, Ciências Sociais e Economia.
  • Fiction.us: Contos, livros infantis de imagens, poesia, best-sellers de 1895 a 1929, vencedores de prêmios de literatura variados, entre outros.
  • Free-Ebooks.net: Milhares de livros em acesso aberto nas cateogrias Ficção, Não-ficção (Educação, História, Filosofia, Política, Religião, entre outras), Acadêmicos, Manuais, Clássicos e Áudiobooks.
  • Fundação Calouste Gulbenkian: Acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e obras marcantes da cultura portuguesa. Estão disponíveis mais de 70 títulos que vão de Platão a Santo Agostinho, passando por outros grandes clássicos universais. Áreas temáticas: Arquitetura, Astrofisica, Astronomia, Cultura, Direito, Economia, Educação, Egiptologia, Filosofia, Física, História, Literatura, Pedagogia, Política e Teologia.
  • Gale eBooks: Mais de 500 livros nas áreas de Artes, Negócios, Educação, Ciência, Direito, Medicina, História, Literatura, Estudos Culturais e Ciências Sociais. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Google Livros: Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.
  • IDEAS: Uma compilação de sites e bases de dados em acesso aberto com livros na área de Economia.
  • Ideology.us: Ebooks na área de Filosofia, Sociologia, Psicologia, Política e Educação.
  • JSTOR: Mais de 90.000 e-books, sendo 6.000 em formato open access, nas áreas de História, Língua e Literatura, Filosofia, Ciências Políticas, Religião e Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador) 
  • Knowledge Unlatched: São mais de 1700 títulos desbloqueados. Cobre as áreas de Antropologia, Estudos de Mídia, Comunicação & Cultura, Língua Inglesa & Literatura, História, Línguas e Linguística, Estudos Internacionais, Política, Sociologia. A pesquisa está integrada ao catálogo online da Unifesp e o acesso é aberto.
  • Librairie SaphiraOferece e-books do Institut de recherche pour le développement (IRD, um instituto público) e OpenEdition Press. Os temas dos e-books são: Arqueologia, sociologia, literatura, ecologia.
  • Library of Congress Digital Collections: Há livros raros, digitalizados, nas áreas de História Americana, Culturas e História do Mundo, Governo, Direito e Política, Artes Cênicas, História Local e Folclore, Literatura e Poesia, Ciência e Tecnologia, História Social e Empresarial, Geografia, Guerra e Militar, História afro-americana, Arte e Arquitetura, Religião e Filosofia, História das Mulheres.
  • Literature.org: Clássicos da literatura inglesa em domínio público.
  • Literatura Livre (SESC): disponibiliza gratuitamente obras da literatura africana, árabe, asiática, europeia e judaica, traduzidas para o português. Tem como pauta os movimentos migratórios para o Brasil
  • Livros Digitais: A plataforma Livros Digitais é uma iniciativa do Instituto Paramitas para a criação de livros de forma prática, simples e gratuita, originalmente para professores e alunos da rede pública. Criada em 2012 a plataforma tem atualmente 65.000 usuários cadastrados, mais de 50.000 livros criados e cerca de 15.000 livros publicados. Nela qualquer pessoa cadastrada pode criar, publicar e compartilhar seu livro, ou até mesmo, imprimi-lo em formato de livreto para distribuição. A plataforma tem sido bem recebida e utilizada na área da educação por estimular crianças e jovens a terem interesse pela leitura e escrita na era digital. Além disso, a produção de livros digitais coloca o aluno/autor como protagonista do aprendizado e valoriza a sua produção.
  • MDPI Books: É uma plataforma de publicação de livros acadêmicos e científicos de acesso aberto. O programa de publicação de livros inclui monografias, séries de livros, livros editados e reimpressos de edições especiais e coleções temáticas. Há livros nas áreas de Química e Ciência dos Materiais, Engenharia, Ciências Ambientais e da Terra, Biologia e Ciências da Vida, Ciências físicas, Medicina e Farmacologia, Saúde Pública e Cuidados de Saúde, Ciência da Computação e Matemática, Economia e Negócios e Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Nesta última, especificamente, há livros nas áreas de Religiões, Educação, Sociedades, Artes, Línguas e Filosofia.
  • Minha Biblioteca: Disponibiliza livros técnicos e acadêmicos, de 12 editoras e 15 selos editoriais, nas áreas de Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagogia, Letras e Artes. – São 9250 licenças de acesso. A pesquisa é integrada ao catálogo online Unifesp e o acesso também se dá através do login do catálogo. 
  • MIT Press Direct: Disponibiliza livros em acesso aberto nas áreas de Arquitetura (História da Arquitetura, Teoria e Crítica, Design Urbano); Artes (Estudos de Sons e Músicas, Estudos de Performance); Ciências Biomédicas (Genética e Genoma, Saúde Pública); Negócios (Tecnologias de Negócios, Inovação, Gerência, Responsabilidade Social); Ciências Cognitivas (Neurociência cognitiva, Psicologia); Ciência da Computação (Inteligência Artificial, Música computadorizada, Interação Humano-Computador, Aprendizadem de Máquina, Redes Neurais, Linguagens de Programação); Estudos Culturais; Design (Design Industrial, Design Interativo, Teoria do Design); Humanidades Digitais e Novas Mídias (Estudos de Software, Mídias Sociais); Economia (História da Economia, Economia Ambiental, Finanças, Organização Industrial, Estudos do Trabalho, Macroeconomia, Política Econômica); Educação (Mídias Digitais e Aprendizagem, Educação Superior, Letramento); Engenharia; Meio Ambiente (Humanidades Ambientais, Política Ambiental, Sustentabilidade); Estudos de Games (Games e Cultura, Games na Educação); Humanidades (Biografia e Autobiografia, História, Crítica e Literatura); Ciência da Informação; Língua e Literatura (Teorias Gerais, Aquisição da Linguagem); Neurociência; Filosofia (Ética e Bioética, Filosofia da Ciência e da Tecnologia); Ciência, Tecnologia e Sociedade (História da Ciência. História da Tecnologia, Estudos da Ciência); Ciências Sociais (Antropologia e Arqueologia, Comunicação, Estudos Étnicos e Raciais, Estudos de Gênro, Estudos de Mídia, Ciências Políticas, Sociologia); Urbanismo (Sustentabilidade, Transportes).
  • MLA Bibliography: Base referencial. Oferece acesso à referência de mais de 250.000 livros nas áreas de literatura, linguagem e linguística, folclore, cinema, teoria literária e crítica, artes dramáticas, bem como os aspectos históricos da impressão e publicação. OBS: o acesso ao texto completo pode não estar disponível. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Oapen Library: Oferece acesso aberto a livros em vários idiomas e de todas as áreas do conhecimento.
  • OECD Library: Todos os anos, cerca de 300 novos títulos são publicados via OECD iLibrary associados aos seguintes temas: Agricultura e Alimentação, Desenvolvimento, Economia, Educação, Emprego, Energia, Meio Ambiente, Finanças e Investimento, Governança, Indústria e Serviços, Energia nuclear, Ciência e Tecnologia, Questões Sociais / Migração / Saúde, Tributação, Comércio, Transporte, Desenvolvimento Urbano, Rural e Regional. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Onleihe -  Biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut: É possível baixar mais de 23.000 e-books e audiolivros em alemão, materiais para o aprendizado da língua alemã, revistas e jornais e assistir diversos filmes. Após realizar sua inscrição e liberá-la, você pode utilizar a Onleihe em seu PC, no laptop ou aparelho móvel utilizando o aplicativo da Onleihe (para Android e iOS), a qualquer momento e onde quiser. 
  • Open Book Publishers: Do Reino Unido, é uma editora independente de Acesso Aberto em Humanidades e Ciências Sociais. Todos os livros estão disponíveis para leitura online e download gratuito. A editora publica, ainda, monografias e livros didáticos em todas as áreas. É possível pesquisar livros por categorias: Antropologia, Arqueologia e Religião; Arte e Música; Cinema e Fotografia; Clássicos; Humanidades Digitais; Economia, Política e Sociologia; Educação; História; Literatura; Estudos de Gênero; Filosofia, entre outras.
  • OpenEditionPress: Desenvolve coleções de ciências humanas e sociais sobre os seguintes temas: Digital e sociedades, Ciências humanas e sociais em tempos de globalização, Ciências e sociedades, Humanidades digitais, Métodos das ciências humanas e sociais. 
  • Open Research Library: A Open Research Library (ORL) foi planejada para incluir todo o conteúdo de livros com acesso aberto em todo o mundo em uma plataforma para descoberta amigável, oferecendo uma experiência perfeita de navegação em mais de 20.000 livros. Há conteúdos nas áreas de: Arte, Arquitetura, Design, Educação,Estudos de Língua Estrangeiras, História, Literatura, Crítica Literária, Música, Filosofia, Fotografia, Poesia, Ciências Políticas, Religião, Ciências Sociais, entre outras.
  • Oxford Reference: Promove acesso a algumas obras de referência (dicionários e enciclopédias) sobre Música. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • Page by page: Disponibiliza livros em domínio público, cuja leitura digital é facilitada por meio de ferramentas como marcadores de páginas.

  • Pearson: Oferece acesso ilimitado a mais de 8.000 e-books de várias áreas do conhecimento. O acesso é realizado pelo login no catálogo online da Unifesp e a busca pode ser realizada no catálogo com a escolha do filtro “Coleção Pearson” que aparece no canto direito da tela.
  • Perlego: Biblioteca digital online com foco na entrega de e-books acadêmicos, profissionais e de não ficção. É um serviço baseado em assinatura que oferece aos usuários acesso ilimitado a esses textos durante o período de sua assinatura. Oferece um trial gratuito de 14 dias, que pode ser cancelado a qualquer momento.
  • Planet Ebook: Livros de literatura clássica em domínio público.
  • Portal Domínio Público: Obras que se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais.

  • Portal de Livros Abertos da USP: mais de 360 obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas. O Portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados por autores vinculados à USP.

  • Portal de Livros Abertos da UNICAMP: Centenas de livros nas áreas de: Artes, Demografia e Migrações, Didáticos, Divulgação Científica, Economia, Educação, Estudos de Gênero, Estudos Literários e da Linguagem Filosofia, Literatura, Sociologia e outras.
  • Portal de Libros Eletrónicos (Universidade do Chile): Livros digitais nas mais diversas áreas: Artes, Ciências Sociais, Ciência Política, Educação, Filosofia, História, Literatura, Linguística, entre outras. Seu catálogo também inclui obras de valor histórico pertencentes às coleções das Bibliotecas da Universidade do Chile e que fazem parte do patrimônio cultural da universidade.
  • Portal de Periódicos CAPES: Oferece livros eletrônicos nas áreas de Biológicas, Exatas, Psicologia, Saúde, Engenharias, Tecnologia, Educação e Humanidades. Opção de acesso remoto a esta base: Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp)
  • Portcom: Abarca publicações na área de Ciências da Comunicação.

  • Porto Livre Fiocruz: Livros, em acesso aberto, nas áreas de Comunicação, Saúde Coletiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação, Informação e Comunicação em Saúde, Ciência da Informação, Direito, Biblioteconomia, Política Pública e Ciência da Computação

  • Project Gutenberg: O Project Gutenberg é uma biblioteca com mais de 60.000 eBooks gratuitos. Escolha entre epub e eBooks Kindle gratuitos, baixe-os ou leia-os online. Você encontrará a grande literatura mundial aqui, com foco em trabalhos mais antigos para os quais os direitos autorais dos EUA expiraram.
  • Project MUSE: Oferece acesso aberto a mais de 3.000 livros nas áreas de História, Ciências Sociais, Literatura, Educação, Filosofia, Religião, Artes, Língua, Linguística, Antropologia, Estudos de Gênero, Folclore, entre outras.
  • Projeto Adamastor: Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições, com opções que permitem filtrar os registos por coleção, gênero e/ou autor, além de uma caixa de pesquisa que facilita a busca por um livro ou autor específicos.
  • ProQuest: Mais de 25.000 livros nas áreas de Negócios, Finanças, Marketing, Liderança, Economia, Psicologia e Comportamento Organizacional, Capitalismo, Política Monetária, História Econômica e Informação Tecnológica.
  • Read Print: Milhares de livros de ficção, não-ficção, ensaios, contos, poesias, entre outros.
  • ScholarLed: Consórcio de cinco editoras de livros em acesso aberto, sem fins lucrativos, lideradas por acadêmicos: Mattering Press, meson press, Open Book Publishers, African Minds, mediastudies.press e punctum books. Publica livros de uma ampla gama de disciplinas nas áreas de Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
  • Scielo Livros: Livros em acesso aberto, em várias áreas do conhecimento, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
  • Science Open: Uma plataforma de pesquisa e descoberta que oferece acesso aberto a centenas de livros.
  • Sentimento da Dialética: A Coleção Sentimento da Dialética é um lugar de encontro com a obra de Otília e Paulo Arantes e reafirma o sentido coletivo da sua produção intelectual, reunida e editada em livros digitais gratuitos, vídeos e outros documentos. A coleção é organizada em sete categorias e três subcoleções, com diferentes tipologias documentais e formatos de arquivos:

    Categorias principais: Filosofia (bordô); Política (vermelho); Estética (laranja); Arquitetura e Cidades (azul); Artes Plásticas (rosa); Crítica da Cultura (amarelo) e Trajetórias (turquesa). Cada categoria adota uma cor específica aplicada na capa do e-book. Além categoria principal, algumas das publicações estão classificadas em outras categorias afins.

    Subcoleções:

    E-books: ensaios, entrevistas e inéditos (em formatos PDF para impressão, PDF para visualização em tela e livro digital-EPUB e em Kindle-Mobi, apresentados com breves resenhas no site.

    Mídia: vídeos e áudios de palestras, falas e debates, com breves resenhas do site e vinculados aos canais originais que o divulgaram.

    Outros documentos: entrevistas, artigos e matérias em jornais e revistas, resenhas e documentos históricos (em formatos PDF)

    Além da pesquisa por categorias e subcoleções, você pode realizar no site a busca aberta por palavras, cuja pesquisa será remetidas aos metadados de cada e-book ou documento (título, resumo e palavras-chave).

  • SocINDEX with full text: Milhares de livros na área de Sociologia. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • The Online Books Page: Milhões de livros em acesso aberto nas áreas de Filosofia, Religião, História, Antropologia, Folclore, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Educação, Artes, Literatura, entre outras.
  • The Making of the Modern World: Oferece acesso a livros raros sobre a Revolução Industrial, a expansão do comércio mundial e o desenvolvimento do capitalismo moderno entre os séculos 15 e 19. Opção de acesso remoto a esta base: VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).
  • University of Michigan Press Ebook Collection: Disponibiliza livros em acesso aberto nas áreas de: Estudos Culturais; Estudos Asiáticos (China, Japão, Sul e Sudeste da Ásia); Estudos de Mídia (Jornalismo, Rádio e TV); Ciências Políticas (Relações Internacionais); Música; Estudos Literários (Literatura Moderna, Literatura dos séculos 16 e 17, Poesia e Crítica de Poesia; Estudos Alemães; História (Estudos da Idade Média e Renascimento, História das Religiões Americanas, História da América, História da Europa, História Alemã); Teatro e Performance; Escrita; Estudos Afro-Americanos; Estudos de Gênero; Arquitetura; Economia; Políticas Públicas; Estudos da América Latina; Educação; Religião; Direitos Humanos; Arqueologia; Negócios; História da Arte; Estudos Clássicos; Linguística; Fotografia, entre outros.

  • Wiki Books: Milhares de livros didáticos que todos podem editar.
  • Wiley Online Library: Mais de 22.000 livros nas áreas de Artes, Humanidades, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, entre outras. O acesso se dá via Portal de Periódicos CAPES. Opções de acesso remoto a esta base: 1- Acesso Cafe (através de usuário e senha da Intranet Unifesp) ou 2- VPN (instale de acordo com o sistema operacional do seu computador).

 REFERÊNCIA:

SERRA, Liliana Giusti. Política para a gestão de livros digitais: a formação do bibliotecário e dos usuários. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2014. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4253/3092. Acesso em: 26 ago. 2020

ISSN - orientações

1) O que é o ISSN?

O International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, consiste em um padrão numérico, utilizado para individualizar o título de publicações seriadas, sendo tal atribuição única e exclusiva para cada título, disponível em diferentes suportes e formatos existentes. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é o Centro Brasileiro do ISSN, órgão responsável por gerenciar todos os processos relativos à atribuição dos números às publicações seriadas lançadas no país. 

O número do ISSN visa identificar o título de uma publicação seriada em todo o seu ciclo de vida (surgimento, desenvolvimento e encerramento). Formado por um conjunto de oito (8) dígitos, divididos em dois grupos com quatro dígitos, separados por hífen e sua identificação antecedida pela sigla ISSN (exemplo: ISSN 0000-0000).

 

2) Quais publicações que recebem o ISSN?

Segundo orientações fornecidas pelo IBICT, as modalidades de publicações abaixo recebem o ISSN:

  • Periódicos: modalidade de publicação seriada, veiculada com uma frequência previamente definida, em sucessivos fascículos, caracterizada pela variedade de contribuições e de colaboradores. São publicações de cunho técnico e/ou científico, de forma a se apresentar das seguintes formas: revista, anuário, boletim, jornais, anais de eventos, publicações de sociedades, séries monográficas, suplementos independentes, etc.

  • Monografia seriada: conjunto de obras ou documentos independentes, apesar de possuírem títulos distintos, estão reunidos sob um título comum. Tanto o título da série quanto cada número receberão um número de ISBN distinto;

  • Suplemento independente: publicação em que dispõe de título, identificação próprios e código de ISSN. Neste caso em específico, a localização das informações de suplementação deve constar no verso da folha de rosto (Suplemento de), com a indicação do título completo da publicação que suplementa, seus números de volume e fascículo, data de publicação e código do ISSN. Do mesmo modo, a publicação principal deve receber a referência da publicação suplementada (verso da folha de rosto, informar Suplementado por: com as informações de título completo do suplemento, os números do volume e fascículo, data de publicação e código do ISSN);

  • Número especial independente: publicação que recebe um título, paginação e identificação próprios.

 

3) Quais publicações não recebem ISSN?


Segundo orientações fornecidas pelo IBICT, as modalidades de publicações abaixo não recebem o ISSN:

  • Websites comerciais, páginas pessoais ou páginas que contenham apenas links para outras URLs;
  • Páginas na internet (URLs) que agregue publicações em extensão PDF;
  • Folders, cartazes, hotsites, blogs;
  • Publicações impressas dos seguintes tipos: agendas, manuais, livros, materiais didáticos, publicações com periodicidade definida (coleção fechada), calendários, mapas e catálogos de exposição.

OBS: Em casos de alteração na editoria, local de publicação, frequência da periodicidade e mudanças de política editorial não resulta na atribuição de novo código
ISSN.


4) Procedimentos para solicitação:

A solicitação do ISSN deve ser feita diretamente com o Centro Brasileiro do ISSN. No site do IBICT há os procedimentos necessários, de acordo com o formato de veiculação, divididas nas seguintes categorias:

  1. Publicações impressas
  2. Publicações eletrônicas (online, CD-ROM, Pen Drive)

Para orientações acerca da criação, gestão e divulgação de publicações periódicas produzidas no âmbito da UNIFESP, entre em contato com a equipe responsável pelo
gerenciamento do Portal de Periódicos da UNIFESP pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De acordo com os procedimentos determinados pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN), além do envio da documentação solicitada nos casos acima citados, outros
elementos serão observados:

  1. Se o título aparece escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação etc);
  2. Se a publicação apresenta designação numérica e/ou cronológica (ano, volume, fascículo), na capa do periódico, independente de possuir a menção de periodicidade;
  3. O termo edição não deverá ser usado na área de designação numérica para publicações periódicas (Fonte: ABNT NBR 6021:2015. 5.7.2.3);
  4. Se a instituição responsável (autor corporativo) apresenta o logradouro completo no expediente, editorial ou na folha de rosto da publicação;
  5. Se for solicitar dois ISSN para o mesmo título em suportes diferentes (físico e eletrônico), cada solicitação deverá vir acompanhada de seu próprio formulário e documentos;
  6. Para comprovação de periodicidade, no caso dos Anais de eventos, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado, tendo o mesmo título e o mesmo suporte. O código ISSN será retroagido ao primeiro número;
  7. Para comprovação de periodicidade, no caso de publicações de divulgação, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado. O código ISSN será retroagido ao primeiro número.

Observações:

  • Caso a publicação seja encerrada, o CBISSN deverá ser informado em que volume, número e ano a mesma deixou de ser publicada;
  • O procedimento para a solicitação de ISSN para Anais de evento é o mesmo quando para periódicos;
  • O código ISSN é único para todas as edições se não houver modificação no título ou no suporte da publicação (Impresso, CD-Rom, Online);
  • O Centro Brasileiro do ISSN não faz análise prévia de documentos enviados pelo e-mail;
  • Qualquer mudança na URL da publicação o Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) deverá ser informado por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 

 

Aproveite e conheça o Portal de Periódicos UNIFESP

Quaisquer dúvidas sobre o processo, contate-nos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

REFERÊNCIAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Centro Brasileiro do ISSN. Disponível em: http://cbissn.ibict.br/. Acesso em: 22 set. 2020.

Usando o modelo de trabalho acadêmico (Word)

Introdução

Este guia tem por objetivo orientar ao uso do modelo de monografia da EFLCH/UNIFESP (versão 3) usando o arquivo EFLCH_Monografia_Word_v3.dotx para Microsoft Word.

O modelo é um arquivo contendo, na medida do possível, toda a pré-estrutura e formatação exigida pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da EFLCH/UNIFESP. Este guia mostrará como estruturar e formatar seu trabalho de forma simples.

As normas utilizadas para a formatação e estrutura deste modelo são: ABNT NBR 6023:2018, 14724:2011, 6024:2012, 6027:2012, 6028:2003, 10520:2002 e IBGE Normas de apresentação tabular, 1993.

Este guia não substitui e não exemplifica o Manual de normalização. Este guia não pretende ser um manual de uso do Word.

Requisitos

O modelo com extensão .dotx poderá ser usado no programa MS Word 2007 ou versão mais recente. Este modelo não é compatível com o Word online.

Para maior entendimento deste guia, presume-se que o usuário tenha conhecimentos básicos do sistema Windows e do programa Word.

Convenções

Neste guia, as sequências de comandos serão descritas como comando 1 > comando 2 > etc. Ex.: Referências > Inserir Citação > Adicionar Nova Fonte Bibliográfica. Significa clicar no menu Referências, depois em Citação e depois em Adicionar…

Os atalhos (combinação de teclas do teclado) serão descritas como tecla 1+tecla 2. Ex.: Ctrl+C (significa segurar a tecla Ctrl e depois apertar a tecla C).

Todos os comandos se referirão à versão 2007, exceto quando outra versão for explicitamente indicada. Os comandos nas outras versões poderão ser diferentes.

Configurações iniciais

Baixe o arquivo disponível no site da biblioteca. Abra o arquivo no Word.

Para usar todos os recursos descritos neste guia, você deve salvar o trabalho com o formato .docx.

Inserindo metadados

Metadados são informações sobre seu trabalho (autoria, título, ano de apresentação etc.). Essas informações serão atualizadas automaticamente no documento, dessa forma você não precisará, por exemplo, repetir o título na capa, folha de rosto, catalogação-na-publicação etc.

Acessando as propriedades avançadas no Word 2007: Clique no botão do Office (botão redondo no canto superior esquerdo), depois em Preparar > Propriedades. Clique em Propriedades do Documento > Propriedades Avançadas. Clique na aba Personalizar.

Acessando as propriedades avançadas no Word 2010: Clique no menu Arquivo e depois na aba Informações. No lado direito clique em Propriedades > Propriedades Avançadas. Clique na aba Personalizar.

word propriedades

Alterando os metadados: Para alterar os metadados, a) clique em uma das propriedades (ex.: Sobrenome); b) no campo Valor digite a informação necessária (ex.: Silva); c) clique no botão Modificar (ou tecle Enter). Atenção: se você não clicar neste botão, a informação inserida se perderá.

Se algum campo não for usado (ex.: Subtítulo, AssuntoB, Assunto C), preencha o campo Valor com um espaço. Atenção: Se você não colocar nada o campo desaparecerá e o documento apresentará erros. Neste caso, você deve reinserir a propriedade. No campo Nome digite o rótulo exatamente como era (veja quadro abaixo), digite um espaço no campo Valor e clique em Adicionar.

Quadro 1 - Metadados

Propriedade Descrição Exemplo
Sobrenome Sobrenome (como em citação) Silva
Nome Prenome e sobrenome do meio Adhemar Ferreira da
Título Título do trabalho História do esporte e do lazer
Subtítulo subtítulo do trabalho resgate para novas políticas educacionais
Ano Ano de apresentação 2012
Trabalho Tipo de trabalho Dissertação/Tese/Trabalho de conclusão de curso
Grau Título a ser obtido Bacharel
Habilitação Modalidade do curso Bacharelado
Curso Curso de graduação História
Concentração Área de concentração Poder, Cultura e Saberes
Orientador Nome do orientador Dietrich Gerner
Coorientador Nome do coorientador Samuel Wainer
Instituição1 Instituição “primeiro nível” Universidade Federal de São Paulo
Instituição2 Instituição “segundo nível” Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Cidade Local da instituição Guarulhos
Volume Volume do documento 1
TotalVolumes Total de volumes do trabalho 1
AssuntoA-E Assunto(s) do trabalho História do esporte


Observação: se o resumo e a catalogação-na-publicação tiverem mais de cinco assuntos, descreva os assuntos restantes manualmente no documento.

Depois de inserir os metadados, clique em OK para voltar ao documento. Selecione todo o trabalho (atalho: Ctrl+T), tecle F9 e clique em OK. Todos os campos automáticos serão atualizados.

Um campo automático fica com o fundo cinza ao ser clicado com o mouse. Não altere-o diretamente. Quando precisar atualizar uma informação, basta voltar ao quadro de propriedades, alterar a informação desejada e atualizar o documento.

Estruturando seu trabalho

Copiando texto de outro documento

Para copiar texto de outro documento, recomendamos que você use o comando do Word Colar Especial (Início > Colar > Colar Especial), selecionando a opção “Texto não formatado”.

Outra opção é colar normalmente e depois aplicar os estilos padrão do modelo.

 Estilos

Ao redigir seu trabalho, recomenda-se que você use os estilos disponíveis no modelo. Um estilo é um formato pré-definido de tipo, tamanho, espaçamento, numeração etc. Por exemplo, ao usar o estilo Título 1 para marcar uma seção primária do seu trabalho, toda a formatação necessária (como iniciar em uma nova página) será aplicada automaticamente.

Os estilos estão disponíveis no menu Início, seção Estilo.

Word - Barra de estilos

Praticamente, não há necessidade de formatar o texto usando as opções da barra Fonte ou Parágrafo. As únicas exeções são as ênfases (itálico e negrito), caracteres especiais, subscrito e sobrescrito. Não é recomendado alterar tipo de fonte, tamanho, cor etc. para que o texto não fuja do padrão estabelecido pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos.

Quadro 2 - Estilos disponíveis

Estilo Descrição
Normal Texto do trabalho
Título 1 a 5 Seção e subseções (primária a quinaria)
Lista Alínea
Lista 2 Subalínea
Citação Citação com mais de três linhas
Bibliografia Referência bibliográfica
Ilustração Ilustração
Tabela Tabela e quadro
Legenda Título de ilustração/tabela/quadro
Fonte Fonte e nota de ilustração/tabela/quadro
Sem espaçamento Para uso em lista de abreviaturas/siglas/símbolos e glossário
Pré-textual > Título Título de elemento pré-textual (ex.: Resumo)
Pré-textual > Título (lista) Título de elemento pré-textual (ex.: Lista de ilustrações)
Pós-textual > Título Título de elemento pós-textual (ex.: Apêndice/Anexo)
Pós-textual > Título (lista) Título de elemento pós-textual (ex.: Referências/Glossário)

Para aplicar um estilo, posicione o cursor do mouse sobre uma parte do texto a ser formatado e clique no estilo desejado. No caso de uma tabela, clique no pequeno quadrado no canto superior esquerdo da mesma e clique no estilo Tabela.

Inserindo ilustrações

O modelo oferece um jeito rápido de inserir uma ilustração. Clique no menu Inserir, na seção Texto clique em Partes Rápidas > Ilustração. Atenção: se o modelo não estiver instalado no computador que você estiver usando, a ilustração não aparecerá.

Para trocar a imagem, clique na mesma com o botão direito, clique em Alterar Imagem e selecione a imagem desejada. Para alterar o tamanho a imagem, clique com o botão direito sobre a imagem e depois clique em Tamanho. Recomenda-se que a imagem não ultrapasse as margens da página.

Para inserir um título (obrigatório) clique com o botão direito sobre a imagem e clique em Inserir Legenda.

Em Rótulo selecione o tipo de ilustração desejado (figura, gráfico, fotografia etc.). Você pode criar um rótulo clicando em Novo Rótulo. Em Posição selecione “Acima do item selecionado”.

word legenda

Abaixo da ilustração é obrigatório informar a fonte da mesma. Notas opcionais podem ser inseridas abaixo.

Inserindo tabelas ou quadros

A tabela se distingue do quadro por apresentar dados estatísticos. O modelo oferece um jeito rápido de inserir uma tabela ou quadro.

Clique em Inserir > Partes Rápidas > Tabela (ou Quadro). Atenção: se o modelo não estiver instalado no computador que você estiver usando, a tabela e o quadro não aparecerão.

A tabela/quadro já conterá o título e a fonte (obrigatórios). Para apagar, inserir, mesclar e alinhar células, linhas ou colunas, selecione a parte desejada e clique com botão direito para acessar o menu de opções.

Inserindo referências bibliográficas

O uso de gerenciadores de referências está fora do escopo deste guia, porém recomendamos o uso de um. Há várias opções disponíveis, como o gerenciador do próprio Word e o Zotero. Lembramos que a norma a ser utilizada no seu trabalho é a ABNT NBR 6023, e os gerenciadores citados requerem a importação do formato ABNT. Ver: https://github.com/codingo/BibWord e https://www.zotero.org/styles?q=abnt.

Usando o modelo de trabalho acadêmico (Writer)

Introdução

Este guia tem por objetivo orientar ao uso do modelo de monografia da EFLCH/UNIFESP (versão 3) usando o arquivo EFLCH_Monografia_Writer_v3.ott para LibreOffice Writer.

O modelo é um arquivo contendo, na medida do possível, toda a pré-estrutura e formatação exigida pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos da EFLCH/UNIFESP. Este guia mostrará como estruturar e formatar seu trabalho de forma simples.

As normas utilizadas para a formatação e estrutura deste modelo são: ABNT NBR 6023:2018, 14724:2011, 6024:2012, 6027:2012, 6028:2003, 10520:2002 e IBGE Normas de apresentação tabular, 1993.

Este guia não substitui e não exemplifica o Manual de normalização. Este guia não pretende ser um manual de uso do Writer.

Requisitos

O modelo com extensão .ott poderá ser usado no programa LibreOffice Writer e foi testado na versão 6.2. Presume-se que o arquivo possa também ser usado no OpenOffice e em outros programas que utilizam esse tipo de arquivo, mas pode haver problemas de compatibilidade.

Para maior entendimento deste guia, presume-se que o usuário tenha conhecimentos básicos de informática e do programa Writer.

Convenções

Neste guia, as sequências de comandos serão descritas como comando 1 > comando 2 > etc. Ex.: Referências > Inserir Citação. Significa clicar no menu Referências e depois em Citação.

Os atalhos (combinação de teclas do teclado) serão descritas como tecla 1+tecla 2. Ex.: Ctrl+C (significa segurar a tecla Ctrl e depois apertar a tecla C).

Configurações iniciais

Baixe o arquivo disponível no site da biblioteca. Abra o arquivo no Writer.

Para usar todos os recursos descritos neste guia, você deve salvar o trabalho com o formato .odt.

Inserindo metadados

Metadados são informações sobre seu trabalho (autoria, título, ano de apresentação etc.). Essas informações serão atualizadas automaticamente no documento, dessa forma você não precisará, por exemplo, repetir o título na capa, folha de rosto etc.

Acessando as propriedades personalizadas no Writer: Clique no menu Arquivo > Propriedades. Clique na aba Propriedades personalizadas.

Alterando os metadados: Para alterar os metadados, em cada registro, no campo Valor digite a informação necessária. Depois de preencher todos os campos, clique em OK.

Quadro 1 - Metadados

Propriedade

Descrição

Exemplo

Ano

Ano de apresentação

2012

AutorNome

Prenomes e sobrenome do meio

Adhemar Ferreira da

AutorSobrenome

Sobrenome (como em citação)

Silva

Cidade

Local da instituição

Guarulhos

Curso

Curso de graduação

História

Instituição1

Instituição “primeiro nível”

Universidade Federal de São Paulo

Instituição2

Instituição “segundo nível”

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Orientador

Nome do orientador

Dietrich Gerner

Subtítulo

subtítulo do trabalho

resgate para novas políticas educacionais

Título

Título do trabalho

História do esporte e do lazer

 

Por padrão, um campo automático fica com o fundo cinza. Não o altere diretamente. Quando precisar atualizar uma informação, basta voltar ao quadro de propriedades e alterar a informação desejada.

Estruturando seu trabalho

Depois de inserir os metadados, o próximo passo é alterar outras informações no trabalho. Substitua as informações que estão entre colchetes.

Os itens opcionais, como lista de ilustrações, podem ser apagados se não forem usados.

Copiando texto de outro documento

Para copiar texto de outro documento, recomendamos que você use o comando Colar Especial (Editar > Colar Especial), selecionando a opção “Texto sem formatação”.

Outra opção (menos recomendável) é colar normalmente e depois aplicar os estilos padrão do modelo.

Estilos

Ao redigir seu trabalho, recomenda-se que você use os estilos disponíveis no modelo. Um estilo é um formato pré-definido de tipo, tamanho, espaçamento, numeração etc. Por exemplo, ao usar o estilo Título 1 para marcar uma seção primária do seu trabalho, toda a formatação necessária (como iniciar em uma nova página) será aplicada automaticamente.

Os estilos estão disponíveis na barra de ferramentas. Se você clicar no botão writer icone estilos a janela de estilos e formatação aparecerá.

Praticamente não há necessidade de formatar o texto usando as opções de caractere ou parágrafo. As únicas exceções são as ênfases (itálico e negrito), caracteres especiais, subscrito e sobrescrito. Não é recomendado alterar tamanho da fonte, cor etc. para que o texto não fuja do padrão estabelecido pelo Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. Mas, se você quiser, por exemplo, mudar o alinhamento do texto, modifique o estilo para que o trabalho todo seja atualizado automaticamente.

Quadro 2 - Estilos disponíveis

Estilo

Descrição

Estilo padrão

Texto do trabalho

Título 1 a 5

Seção e subseções (primária a quinária)

Lista 1

Alíneas e subalíneas*

Citação

Citação com mais de três linhas

Bibliografia

Referência bibliográfica

Ilustração

Imagens e gráficos

Título de tabela

Cabeçalho da tabela/quadro

Conteúdo da tabela

Células da tabela/quadro

Legenda

Descrição de ilustração/tabela/quadro

Fonte

Fonte e nota de ilustração/tabela/quadro

Sem espaçamento

Para uso em lista de abreviaturas/siglas/símbolos e glossário

Pré-textual > Título

Título de elemento pré-textual (ex.: Resumo)

Pós-textual > Título

Título de elemento pós-textual (ex.: Referências)

*Para transformar uma alínea em subalínea, no início do texto aperte a tecla Tab. Para fazer o inverso, aperte a combinação Shift+Tab. Não use as opções numeração e marcadores da barra de ferramentas.

Para aplicar um estilo, posicione o cursor do mouse sobre uma parte do texto a ser formatado e selecione/clique duplo o estilo desejado.

Inserindo ilustrações

Clique em Inserir > Figura > De um arquivo... Selecione a ilustração e clique em Abrir. É obrigatório colocar a descrição e a fonte da ilustração.

A descrição da ilustração deve ficar acima desta. Para inseri-la, clique com o botão direito sobre a ilustração e selecione Legenda... Edite os seguintes campos:

    a) Legenda: título/descrição da ilustração;

    b) Categoria: selecione a categoria*. Você também pode criar uma;

    c) Numeração: Arábico;

    d) Separador: dois pontos e espaço [: ]

    e) Posição: Acima**

* Desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, retrato, figura, imagem etc.

** Devido a um problema no próprio software, a imagem poderá encobrir o texto abaixo dela. Uma solução é adicionar quebras de linha para que o texto reapareça abaixo da ilustração.

Abaixo da ilustração digite Fonte: e indique a fonte da ilustração. Depois aplique o estilo “Fonte”.

Notas opcionais podem ser inseridas abaixo da fonte, usando-se o mesmo estilo.

Abaixo da ilustração é obrigatório informar a fonte da mesma. Notas opcionais podem ser inseridas abaixo.

Inserindo tabelas ou quadros

A tabela se distingue do quadro por apresentar dados estatísticos. No modelo há um exemplo de cada tipo. Você pode salvá-los como AutoTexto e utilizá-los quando precisar.

Para salvar a tabela como AutoTexto, selecione a tabela (incluindo a legenda e a fonte) e clique em Editar > AutoTexto. No campo Nome digite Tabela, selecione a lista Meu AutoTexto, depois clique em AutoTexto > Novo. Faça o mesmo com o quadro.

Quando quiser inserir uma tabela/quadro em seu trabalho, clique em Editar > Autotexto, selecione Meu AutoTexto > Tabela/Quadro e clique em Inserir.

A descrição e a fonte são itens obrigatórios.

Inserindo referências bibliográficas

O uso de gerenciadores de referências está fora do escopo deste guia, porém recomendamos o uso de um. Há várias opções disponíveis, como o Zotero. Lembramos que a norma a ser utilizada no seu trabalho é a ABNT NBR 6023, e os gerenciadores citados requerem a importação do formato ABNT. Ver: https://www.zotero.org/styles?q=abnt.

 

Salas de estudo em grupo

Para agendar salas de estudo em grupo, atente-se às orientações abaixo:

  • O uso das salas de estudo em grupo é destinado exclusivamente a membros da comunidade acadêmica da EFLCH;

  • O agendamento deve ser feito presencialmente no balcão de atendimento por uma pessoa regularmente cadastrada na Biblioteca, na semana em que a sala for usada, nos horários de menor fluxo de atendimento no balcão (09h-12h; 15h-16h30; 19h-21h);

  • O uso das salas de estudo em grupo é preferencialmente destinado para grupos a partir de 2 pessoas, respeitado o limite de assentos por sala, 6 lugares e 8 lugares (uma sala apenas);

  • Cada reserva de sala tem o tempo máximo de 2 horas. Caso não haja agendamentos posteriores, é permitida somente uma (1) renovação do uso da sala pelo mesmo período de duas (2) horas;

  • Caso haja reserva para uma sala em uso, uma servidora/um servidor da Biblioteca notificará o grupo nos 20 minutos finais quanto à necessidade de desocupação da sala para atender a reserva seguinte;

  • Após o uso, as salas de estudo em grupo devem ser deixadas organizadas (fechar as janelas, ordenar as cadeiras) e deixá-las sem sujeiras;

  • Não é permitido consumir alimentos e bebidas no interior das salas de estudo em grupo;

  • O uso das salas de estudo em grupo implica na aceitação e cumprimento das regras de uso estabelecidas.

Este regulamento pode ser modificado sem aviso prévio pela Comissão de Biblioteca. Todos os casos omissos ou conflitantes neste regulamento serão resolvidos pela direção da biblioteca.