História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas (HARPA)

Este grupo de pesquisa visa o estudo da arte, da arquitetura e do patrimônio no Brasil e nas Américas, do início do século XIX até a primeira metade do século XX. A formação dos artistas e arquitetos no Brasil, a presença de estrangeiros, a circulação, a transferência e a adaptação de modelos visuais e teóricos são elementos fundamentais para entendermos o desenvolvimento das artes e da arquitetura, além das questões relativas à noção de patrimônio, debatidas e difundidas neste período. Nos últimos anos, a historiografia vem destacando estas temáticas e contribuindo com um número cada vez maior de pesquisas. Este grupo visa dar continuidade a este debate, integrando os projetos já desenvolvidos e em andamento por cada pesquisador e unindo docentes e discentes na discussão, promoção e divulgação do conhecimento. Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq.

Linhas de pesquisa:

Cidade, Arquitetura e Patrimônio Cultural: Esta linha dedica-se ao estudo histórico e historiográfico da produção urbano-arquitetônica no Brasil, em correlação com os debates nacionais e internacionais que circunscreveram a noção de patrimônio, sobretudo, a partir do século XIX. A linha investiga a circulação e a transferência de conhecimentos na prática arquitetônica, nas discussões teóricas e nas ações de preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico e artístico, em diálogo com as atividades do grupo de pesquisa Literatura Arquitetônica.

Circulação de Artistas, Modelos e Teorias no Brasil do Século XIX: Esta linha visa pesquisar a circulação e o papel desempenhado por artistas estrangeiros no Brasil durante o século XIX, o aprofundamento das noções de transferência de modelos e teorias nos campos da produção artística e do sistema de ensino, e a compreensão acerca da recepção e adaptação destes processos na sociedade brasileira.

Instituições, exposições e instâncias de visibilidadeA linha investiga o papel das instituições na circulação de obras e na conformação dos critérios de gosto. Para isso, além de uma discussão sobre os modos de funcionamento e o lugar que essas instituições ocupam nas estruturas de poder da sociedade, a linha privilegia as exposições e/ou publicações como instâncias de visibilidade e problematização das instituições. Academias de arte e museus, exposições, catálogos, bem como a crítica de arte, são alguns dos objetos de análise.

Práticas artísticas e agentes em circulação – séculos XVIII-XIX: Esta linha de investigação dedica-se ao estudo das relações artísticas entre Europa e as Américas, em particular entre os âmbitos Italiano, Britânico e mundo ibérico. Inclui as atividades do grupo de estudos TACWARA, dedicado às relações culturais entre o Reino Unido e a América do Sul, privilegiando o levantamento de coleções e objetos preservados em acervos brasileiros, argentinos e chilenos que revelem estas conexões.

Docentes

Elaine Cristina Dias
Leticia Coelho Squeff
André Luiz Tavares Pereira
Manoela Rossinetti Rufinoni

Local

EFLCH – Campus Guarulhos

Contato

E-mails:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para Diretório de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7448849775860304

GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática

Professor responsável:

WAGNER RODRIGUES VALENTE

Apresentação

O GHEMAT-SP - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de São Paulo foi criado em 2000, em São Paulo. O Grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líderes os professores Neuza Bertoni Pinto (REAMEC) e Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP - Campus Guarulhos).

O GHEMAT-SP desenvolve projetos de pesquisas que têm como objetivo produzir história da educação matemática. Buscando seus referenciais teóricos na História, para a produção de objetos, para a promoção de operações com documentação a ser transformada em fontes de pesquisa, e, por conseguinte, submissão de seu texto a regras de controle pela comunidade de historiadores, de historiadores da educação e historiadores da educação matemática.

Em abril de 2018, foi criado o GHEMAT-Brasil, um grupo associado de pesquisadores de diferentes estados brasileiros interessados no desenvolvimento de projetos coletivos de investigação. Constituindo uma verdadeira rede de pesquisas, esse Grupo associado faz uso de um repositório de conteúdo virtual, para armazenar documentação vinda de diferentes partes do país, com a finalidade de subsidiar estudos sobre história da educação matemática brasileira.
Para informações completas sobre o projeto temático de pesquisa (FAPESP), acesse aqui.
O Repositório de Conteúdo Digital (RCD) pode ser livremente consultado, acesse aqui.
Consulte também nosso acervo com produções de nosso colaboradores. Encontre livros, cd's e dvd's sobre o ensino da matemática, acesse aqui.

​Contato: 

www.ghemat.com.br

GEPEPINFOR

O GEPEPINFOR realiza pesquisas e estudos sobre a escola pública, nas suas especificidades: educação básica com ênfase nas escolas da infância (educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental). Compõe-se por três linhas de pesquisa, demarcando sua perspectiva emancipatória e reflexiva: Processos Formativos e Desenvolvimento Profissional de Educadores; Educação Pública e Escolas da Infância; Cultura, Educação e Saberes Docentes. Sua produção bibliográfica resulta de pesquisas realizadas entre os professores participantes e entre parceiros de outras instituições públicas, e se consolida por meio de apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicações de livros e artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais.

Docentes

Profa. Dra. Celia Serrão

Profa. Dra. Isabel Melero Bello

Profa. Dra. Itale Cericato

Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho

Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva

Profa. Marieta Gouveia Penna

Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto

 

Calendário de reuniões

Em reformulação

 

Local

Departamento de Educação

 

Contato

Coordenação:

Prof.Dr.Umberto de Andrade Pinto  (coordenador)
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Profª Drª Isabel Melero Bello (vice-coordenadora)
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NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura

Professores responsáveis

Fernando Rodrigues de Oliveira
Claudia Lemos Vovio

Apresentação

O NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura se caracteriza como um grupo de estudos e pesquisas voltado à investigação sobre aspectos relativos ao ensino de língua e de literatura em processos escolares e não escolares, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e com enfoque em dimensões históricas e atuais.

Linhas de Pesquisa:
1 - Alfabetização, leitura e escrita;
2 - Ensino e aprendizagem da língua portuguesa;
3 - Literatura, escolarização e formação de leitores;
4 - Literatura infantil e juvenil; e
5 - Livros escolares, métodos, práticas de ensino e escolarização.

Conheça mais sobre o NIPELL em: www.nipell.com.br

Contato

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Intagram: @nipell.unifesp

YouTube: https://www.youtube.com/@NipellUnifesp

História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade

Líder/Responsável: Prof. Denilson Botelho (Depto de História/EFLCH)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Grupo de Pesquisa História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade tem por objetivo reunir estudantes e professores de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, bem como demais interessados em refletir sobre as conexões entre história, literatura e imprensa. As iniciativas do grupo devem desdobrar-se no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que tenham como eixo principal a história social. Trata-se de fomentar pesquisas sobre os significados da obra literária e sua relação com a sociedade, observando em que medida a obra reflete o meio e o tempo histórico em que está inserida, mas também o seu grau de intervenção na realidade. Privilegiando a materialidade do texto, interessa ao grupo a análise das condições concretas a partir das quais emerge a literatura. Da mesma forma, considera-se a imprensa objeto de investigação, especialmente no que tange às interlocuções com os escritores e o campo literário em geral.