História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas (HARPA)

Este grupo de pesquisa visa o estudo da arte, da arquitetura e do patrimônio no Brasil e nas Américas, do início do século XIX até a primeira metade do século XX. A formação dos artistas e arquitetos no Brasil, a presença de estrangeiros, a circulação, a transferência e a adaptação de modelos visuais e teóricos são elementos fundamentais para entendermos o desenvolvimento das artes e da arquitetura, além das questões relativas à noção de patrimônio, debatidas e difundidas neste período. Nos últimos anos, a historiografia vem destacando estas temáticas e contribuindo com um número cada vez maior de pesquisas. Este grupo visa dar continuidade a este debate, integrando os projetos já desenvolvidos e em andamento por cada pesquisador e unindo docentes e discentes na discussão, promoção e divulgação do conhecimento. Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq.

Linhas de pesquisa:

Cidade, Arquitetura e Patrimônio Cultural: Esta linha dedica-se ao estudo histórico e historiográfico da produção urbano-arquitetônica no Brasil, em correlação com os debates nacionais e internacionais que circunscreveram a noção de patrimônio, sobretudo, a partir do século XIX. A linha investiga a circulação e a transferência de conhecimentos na prática arquitetônica, nas discussões teóricas e nas ações de preservação, conservação e restauração do patrimônio histórico e artístico, em diálogo com as atividades do grupo de pesquisa Literatura Arquitetônica.

Circulação de Artistas, Modelos e Teorias no Brasil do Século XIX: Esta linha visa pesquisar a circulação e o papel desempenhado por artistas estrangeiros no Brasil durante o século XIX, o aprofundamento das noções de transferência de modelos e teorias nos campos da produção artística e do sistema de ensino, e a compreensão acerca da recepção e adaptação destes processos na sociedade brasileira.

Instituições, exposições e instâncias de visibilidadeA linha investiga o papel das instituições na circulação de obras e na conformação dos critérios de gosto. Para isso, além de uma discussão sobre os modos de funcionamento e o lugar que essas instituições ocupam nas estruturas de poder da sociedade, a linha privilegia as exposições e/ou publicações como instâncias de visibilidade e problematização das instituições. Academias de arte e museus, exposições, catálogos, bem como a crítica de arte, são alguns dos objetos de análise.

Práticas artísticas e agentes em circulação – séculos XVIII-XIX: Esta linha de investigação dedica-se ao estudo das relações artísticas entre Europa e as Américas, em particular entre os âmbitos Italiano, Britânico e mundo ibérico. Inclui as atividades do grupo de estudos TACWARA, dedicado às relações culturais entre o Reino Unido e a América do Sul, privilegiando o levantamento de coleções e objetos preservados em acervos brasileiros, argentinos e chilenos que revelem estas conexões.

Docentes

Elaine Cristina Dias
Leticia Coelho Squeff
André Luiz Tavares Pereira
Manoela Rossinetti Rufinoni

Local

EFLCH – Campus Guarulhos

Contato

E-mails:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para Diretório de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7448849775860304