Tradição e Recepção Clássicas

O Grupo de Estudos da Tradição e Recepção Clássicas é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e certificado pela Instituição. O grupo reúne pesquisadores nacionais vinculados a três Universidades Públicas do Estado de São Paulo, a UNIFESP, a instituição sede, a UNICAMP e a USP, as instituições parceiras.

Descrição

A História da Arte vem passando por mudanças epistemológicas, que colocaram em escrutínio as construções discursivas da disciplina, levando-a a rever as práticas interpretativas que norteiam seu estudo e escrita e a adotar novas abordagens e metodologias, conduzindo-a a novos objetos de estudo, como os processos de circulações e transferências. Nesse contexto, tornam-se renovadoras as pesquisas da Tradição Clássica e da Recepção da Antiguidade Clássica no campo das Artes.

Linhas de pesquisa

1. Estudos da Tradição Clássica
Esta linha de pesquisa é composta de estudos sobre a questão do surgimento e das trajetórias dos temas que formam a Tradição Clássica, da Grécia à época Moderna, concentrando-se nos subtemas: a) Abordagens e epistemologias historiográficas; b) A tratadística, os movimentos, conceitos, técnicas e estilos artísticos, e as iconografias.

2. Estudos da Recepção da Antiguidade Clássica
Esta linha de pesquisa é composta de estudos sobre a questão da recepção da Antiguidade Clássica no campo das artes, do século XVIII aos dias atuais, concentrando-se nos subtemas: a) As artes Grega e Romana na visão de antiquários, viajantes, arqueólogos e historiadores da arte; b) A recepção da Antiguidade nas instituições acadêmicas, culturais e artísticas; c) Os gêneros artísticos e a recepção da Antiguidade, com especial destaque para a pintura de história e a retratística.

Atividades

O Grupo de Estudos da Tradição e Recepção Clássicas desenvolve três atividades acadêmicas:

• Encontros semanais: Os pesquisadores mantêm encontros semanais com os estudantes que estão sob sua orientação, em locais, dias e horários combinados entre eles.
  • Encontros semestrais: Os encontros semestrais ocorrem no início de cada semestre letivo e destinam-se à apresentação dos Projetos de Pesquisa dos ingressantes e das Pesquisas em Andamento dos veteranos, que são debatidas pelos pesquisadores do grupo e/ou convidados.
  • Congresso Anual: O Congresso Anual é uma reunião científica que ocorre no segundo semestre de cada ano e visa ao fomento e à integração das pesquisas desenvolvidas no país, bem como seu contato e interação com aquelas do âmbito internacional.

Docentes

Cássio da Silva Fernandes

Pesquisadores

Angela Brandão (UNIFESP)