Cleber Santos Vieira

Possui licenciatura e bacharelado em história concluídos em 1994 na Faculdade de História, Direito e Serviço Social (FHDSS) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Franca. Em 2001, pela mesma instituição obteve o título de mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História. Doutorado em Educação concluído em 2008 na Universidade de São Paulo (USP). Foi professor na Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Desde 2010 é docente do Departamento de Educação d Escola de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Guarulhos com a atuação nas seguintes áreas: 1) Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História; 2) Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 3) Educação para as Relações Étnico-Raciais. Atua também no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHis) e, ainda, no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Atualmente desenvolve a pesquisa “Clóvis Moura, das Rebeliões da Senzala a Dicionário da Escravidão Negra: História, sociabilidades e militância (1959-2004)”. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp, do qual foi coordenador (2014 2018). É Diretor de Relações Institucionais da ABN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e Coordenador do CONNEABs – Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos Correlatos.

Currículo Lattes