Glaydson José da Silva

Bolsista Produtividade em Pesquisa do Fundo de Apoio à Universidade Federal de São Paulo/FADA. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado (2001) e doutorado (2005), também em História, pela Universidade Estadual de Campinas, tendo desenvolvido estágio doutoral em História e Arqueologia (Sanduíche - 2003-2004) junto à Université de Paris I - Sorbonne e ao Musée des Antiquités Nationales de Saint Germain-en-Laye, na França. Realizou pós-doutoramento Junto à Universidade Estadual de Campinas, entre janeiro de 2006 e dezembro de 2010, com apoio financeiro da FAPESP até fevereiro de 2008. Realizou, também, pós-doutoramento junto à Université de Strasbourg, entre novembro de 2011 e março de 2012, com apoio financeiro da FAPESP. Foi professor Adjunto-A da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná, entre abril e junho de 2008. Atualmente é professor Adjunto Nível II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É pesquisador colaborador do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. Na Unicamp, ministrou disciplinas de Teoria da História e exerceu, de março de 2007 a abril de 2009, função de Diretor Associado do Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e de sua Posteridade Histórica. Foi Diretor deste mesmo Centro entre abril de 2009 e outubro de 2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tradições interpretativas em História Antiga, relações entre Antigüidade e modernidade/leituras contemporâneas do mundo antigo, História das extremas direitas na França. É coordenador nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga, da ANPUH. É avaliador do Ministério da Educação para fins de autorização, reconhecimento e credenciamento de cursos de História. É membro da equipe responsável pela implantação da Proposta Curricular de História para o Ensino fundamental e Médio do Estado de São Paulo (2007-2008). É assessor ad hoc da FAPESP.

Currículo Lattes