Marcia Barbosa Mansor D'alessio

É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970) e doutora em Histoire Du Monde Ouvrier Contemporains pela Universidade de Paris I - Pantheon - Sorbonne (1980). Foi orientada por Pierre Vilar, tendo defendido tese sobre o período Vargas: "Problématique nationale et populisme dans le Brésil de Getúlio Vargas". Defendeu a Livre-Docência em novembro de 2011 na UNIFESP. Foi coordenadora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assumiu cargos em várias gestões da ANPUH Regional SP, inclusive a presidência, no período entre 2006 e 2008. Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e em História contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história, historiografia, memoria, identidade, cultura, nação, nacionalidade e Estado Nacional.

Currículo Lattes