Rossana Alves Baptista Pinheiro

É Professora de História Medieval do Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista (2000), Franca, e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2001), concluiu o Mestrado em História na Universidade Estadual Paulista, Franca, (2004) e o Doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (2010). É membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME), o qual congrega pesquisadores em História Medieval da Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha; Professora colaboradora do Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo, Vivarium, em seu núcleo Sudeste; e integrante da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Atualmente, tem como principais temas de pesquisa: relação entre autoridade monástica e episcopal; heresias tardo antiga e medievais; imbricações entre tempo histórico e memória durante a Idade Média; e construções historiográficas e artísticas sobre o período medieval realizadas durante os séculos XIX e XX. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes