Mariana Martins Villaça

É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo. Atua na área de História da América Independente. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em 2009. Coordena o LAPHA - Laboratório de Pesquisas em História das Américas, na Unifesp, ao qual está vinculado o Grupo de Pesquisa CNPq "História e Historiografia das Américas" e atualmente também coordena o LEHA -Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo (USP). Integra os Grupos CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e "PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-americano". Suas pesquisas na área de História da América abarcam os seguintes temas: Revolução cubana; Cinema Cubano; Arte e Política na América Latina; Nuevo Cine Latinoamericano; política e cultura no Uruguai (anos 1960/70). (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes