Alan Silvio Ribeiro Carneiro

É Professor Adjunto na área de políticas linguísticas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como professor de português como língua adicional, na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul, pelo Programa de Leitorado da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Brasil, entre 2015 e 2017. Fez o doutorado em Linguística Aplicada (2014), na área de Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilíngue, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Mestre em Teoria e História Literária (2009), na área de Literatura Brasileira, Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Letras (2005) e Bacharel em Linguística (2003) pela mesma universidade. Foi estudante visitante no MOSAIC, Centro de Pesquisa sobre Multilinguismo, da Faculdade de Educação, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, entre 2012-2013. Atuou como professor de português como língua materna e como língua adicional em diferentes contextos e tem experiência nessas áreas como formador de professores em nível de pós-graduação no Brasil e em Timor-Leste. Seus interesses acadêmicos são as pesquisas etnográficas na área de estudos da linguagem, em particular, sobre o desenvolvimento das políticas linguísticas e educacionais, com destaque para o ensino de português como língua adicional e o ensino de leitura e escrita acadêmica em contextos multilíngues e/ou multiculturais."

Currículo Lattes