Iara Rosa Farias

Possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1990), Mestrado em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP-CAr (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2002). Realizou Pós-Doutorado em Educação (ProDoc/CAPES) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2003-2005). Atuou na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA (2005-2009), como professor adjunto, na área de Alfabetização e Letramento (graduação), adotando a perspectiva Linguística, e Sociedade e Linguagem (Pós-Graduação). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, curso de Letras, na área de Linguística. Tem pesquisa em Linguística e em Educação. Na primeira, a partir da Semiótica francesa, aborda os seguintes temas: linguagem, percepção/figuratividade, enunciação e canção. Na segunda, a partir da Linguística e das pesquisas Ferreiro, aborda questões da aquisição da língua escrita e do seu ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes