Júlio de Souza Valle Neto

Graduou-se em 1999 bacharel em Letras pela UNICAMP, instituição pela qual também obteve, no ano seguinte, a licenciatura. Os títulos de Mestre e Doutor em Teoria e História Literária, ambos pelo Instituto de Estudos da Linguagem da referida universidade, foram obtidos respectivamente em 2006 e 2011. Em ambas as oportunidades, desenvolveu pesquisas sobre a obra do memorialista Pedro Nava (1903-1984), sempre sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado. No mestrado, examinou as inflexões do romance "O Ateneu", de Raul Pompéia, sobre a prosa das "Memórias", ao passo que em "O Modernista no Antiquário", sua tese de doutoramento, pretendeu investigar as relações entre esta obra e o movimento modernista. Também atuou na docência do ensino superior entre 2004 e 2007 (quando se afasta para usufruir de bolsa concedida pela FAPESP, instituição que fomenta as suas pesquisas desde a Iniciação Científica, orientada pelo prof. Dr. Alexandre Soares Carneiro e dedicada à crítica sobre a lírica medieval galego-portuguesa). No período, atuou como professor na Faculdade Cenecista de Capivari (FACECAP), ministrando disciplinas pertencentes, sobretudo, à área de literatura brasileira. Atuou, entre fevereiro de 2012 e abril de 2013, como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da ETEC João Maria Stevanatto (Itapira-SP), ocupação que se integra a um novo momento de reflexões sobre a questão do Ensino de Literatura na Educação Básica. Atualmente, é professor da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes