Ligia Fonseca Ferreira

Bacharel em Letras (Francês / Português / Linguística) pela USP - Universidade de São Paulo, com Licenciatura Plena em Letras também pela USP. Mestrado em Análise Semiolingüística do Discurso, sob orientação de Patrick Charaudeau, Université de Paris XIII. Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris III Sorbonne, com tese sobre vida e obra do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama. Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) com pesquisa em epistolografia brasileira, sob a supervisão de Marcos Antonio de Moraes. Foi docente do Departamento de Lingüística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Residiu treze anos na França, onde lecionou português como língua estrangeira e cultura brasileira . Possui especialização em didática de línguas e culturas estrangeiras e formação em comunicação intercultural. Lecionou Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (L.E.A. Português ), da Université de Haute Bretagne - Rennes 2. De 2003 a 2007, foi docente do Departamento de Letras Modernas (área de francês) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde dirigiu o Centro de Línguas da FFLCH-USP, de 2005 a 2007. Membro, desde 2009, do grupo de pesquisa "Diálogos Interculturais" do IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atualmente, é docente da área de língua e literatura francesa da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GERBRAF - Grupo de Estudos sobre as Relações Brasil França, no CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas : didática de língua, cultura e literatura estrangeira; relações culturais França-Brasil; escritores não-francófonos de expressão francesa; estudos interculturais; Luiz Gama, literatura afro-brasileira (século XIX início século XX); abolicionismo e literatura ; autobiografia; tradução; epistolografia e edição de correspondências É autora de Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas (Martins Fontes, 2000) e Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011) (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes