O afeto e os movimentos em imagens

Bem no final do semestre, na quinta feira, dia 29 de novembro, quem passava pelo espaço próximo à entrada do auditório pôde conferir a instalação afetos movem, movimentos afetam, com imagens projetadas em uma tela de pintura. A exposição marcou o trabalho final dos alunos que cursaram a UC “Arte e Arquitetura: Diálogos e Dissonâncias II”, ministrada pelas professoras Letícia Squeff e Manoela Rufinoni, ambas do Departamento de História da Arte.

O desafio lançado aos estudantes da UC foi que registrassem em fotografias, cenas e imagens durante seus trajetos até o campus. E foi nesse constante movimento de ir e vir que os jovens passaram a exercer novos olhares para os diferentes espaços urbanos.

Falando em novidades, a instalação trouxe a oportunidade que algumas  fotografias, transformadas no formato de cartão postal, pudessem ser enviadas via correio. Essa ideia de que as imagens fossem enviadas, consolidou um dos pontos abordados na  UC, a discussão do movimento de expansão da fotografia.

Para se ter uma ideia do que foi a mostra, que contou também com a participação da professora Betania Libanio Dantas de Araújo (Departamento de Educação da  EFLCH) como debatedora, reproduzimos as imagens dos cartões postais.

Quer saber mais sobre essa experiência inovadora. Clique aqui  e ouça os alunos e veja abaixo algumas das fotos que viraram postais e estiveram na instalação.

Alunos no áudio: Thiago Tozawa Matias, Fernando, Luis Fernando e Tarcisio Antonio.

Comunicação Social

Caminhos transversos Fernando Costa Sol Lima Thiago Tozawa Matias e Débora Elise

Caminhos transversos - Fernando Costa Sol Lima Thiago Tozawa Matias e Débora Elise

Fluxos Ana Helena Custódio e Giovanna Lanfranchi