EFLCH/ Unifesp dá início a curso gratuito de linguística e cultura brasileira para médicos cubanos de Guarulhos

Atividades visam aproximar os profissionais do programa Mais Médicos que atuam na cidade à população

No dia 27 de setembro, teve início o curso de extensão "Cultura Brasileira e Redação Acadêmica", iniciativa da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/ Unifesp), em parceria dom a prefeitura de Guarulhos. O curso, que é gratuito, tem como objetivo aprimorar a comunicação dos médicos cubanos com a população.

Coordenado pelos docentes do departamento de Letras da EFLCH/ Unifesp, Ivan Martin e Iara Farias, o curso de extensão foi criado em conjunto com outros professores do curso, com o intuito de abrir as portas da universidade à comunidade. “Procuramos a Secretaria de Saúde do município em busca de uma parceria, que a acolheu com muito entusiasmo”, explica Martin, um dos responsáveis pelo projeto e que também é um dos coordenadores nacionais do Eixo de Língua Portuguesa, do Módulo de Acolhimento e Avaliação dos médicos cubanos do Ministério da Saúde. Além da coordenação, o grupo é composto por seis professores e dez estudantes que atuam como monitores.

Com oferta inicial de 80 vagas, o curso terá duração de dois semestres, com aulas quinzenais aos sábados, totalizando 120 horas. A coordenação espera que, ao final das atividades os médicos cubanos e a instituição possam compreender o contexto no qual estão inseridos. “É importante que eles conheçam mais a cultura brasileira e que a universidade conheça melhor o seu entorno social, as necessidades das pessoas que a financiam, que considere os saberes da população em suas reflexões”, afirma Martin. No total, 56 médicos iniciaram as atividades.