Mudanças nos e-mails institucionais

Retransmitimos abaixo o comunicado da Superintendência de Tecnologia da Informação, publicado na intranet, em 30/04/2019 às 14:06.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Google, disponibiliza a partir deste mês novos meios de comunicação e serviços em nuvem para auxiliar alunos e servidores da Unifesp na execução de suas atividades acadêmicas e administrativas. A iniciativa é da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), após aprovação da disponibilidade do serviço, em dezembro de 2018, pelo Comitê Estratégico de TIC.

Todos os usuários que possuem conta na intranet terão uma conta criada GSuite, que poderá ser acessada com a mesma senha da intranet. A conta será vinculada diretamente com a intranet e, caso a senha do portal seja trocada, a do e-mail também será.

Além da conta de e-mail, todos os alunos, ex-alunos e servidores terão acesso a:

• Google Drive Ilimitado: permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos em 19 tipos de formatos diferentes;

• Docs: permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas;

• Forms: permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line;

• Spreadsheet: permite criar planilhas de dados;

• Classroom: permite aos docentes e alunos fazerem trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários;

• Calendário: permite organizar uma agenda com lembretes;

• Hangouts: facilita a comunicação por meio de videochamadas e conferências on-line;

• O acesso a todas as funcionalidades estará disponível a partir de 02 de maio e se dará após a solicitação na intranet.

Após a migração, para usar os serviços acesse https://apps.google.com/u/2/user/hub e entre com seu endereço de e-mail da Unifesp e senha da intranet.

Como solicitar a migração:

1. O próprio usuário deverá fazer a solicitação, logando-se na Intranet.
    Clicar no menu à esquerda e localizar a aplicação: Intranet / Informática / 'Solicita E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';

2. Clique no ícone e siga os passos. O sistema solicitará troca de senha. Essa nova senha será a mesma senha do e-mail.
    Lembre-se que, se você utiliza o Wi-Fi ou quaisquer sistemas acadêmicos/administrativos, as senhas também serão alteradas;

3. Imediatamente seu e-mail estará pronto para enviar e receber mensagens.
    Basta acessar mail.google.com ou webmail.unifesp.br a partir de seu browser;

4. A caixa postal com as mensagens antigas será encaminhada para uma pasta no seu e-mail chamada ANTIGAS.
    Embora sua conta seja criada imediatamente e já esteja pronta para uso, a cópia das mensagens antigas pode demorar alguns dias para aparecer no gmail.

A Unifesp possui uma política de uso de e-mail. Sua leitura é essencial para que possa utilizar o serviço de maneira correta [acesse aqui]

Para demais dúvidas [acesse aqui]

ou pela Central de Serviços de TI (11) 5576-4656
(ou somente ramal 4656 pra chamadas internas)

O prazo para adesão será de 120 dias a contar do início da migração (02/05/2019). Após esse período, o acesso ao sistema atual de e-mail será bloqueado.

Superintendência e Tecnologia da Informação - STI

Atenciosamente,