Na última segunda-feira, dia 20, a EFLCH recebeu a visita do sociólogo Michel Maffesoli, professor emérito da Universidade de Sorbonne, para o evento “As tribos pós-modernas e o desenvolvimento tecnológico”.
Maffesoli é conhecido por popularizar o termo “Tribos Urbanas” e é um dos maiores especialistas da pós-modernidade.
Num primeiro momento, aconteceu uma mesa redonda na qual se discutiu as “Ressonâncias da obra de Michel Maffesoli em centros acadêmicos brasileiros”. Renata Rezende (UFF) destacou o aspecto das comunidades afetivas e do cotidiano na sua obra. Massimo di Felice (USP) abordou o conceito de ecosofia e a importância das redes e do net-ativismo. Já Paula Carolei (Unifesp) lembrou a importância dos jogos e dos afetos para os desenhos educacionais, e Andrea Barbosa (Unifesp), por sua vez, estabeleceu conexões com a antropologia urbana. Logo em seguida, Maffesoli realizou uma conferência em francês com tradução consecutiva feita pelo professor Bruno Konder Comparato.
Além dos pesquisadores e alunos da Unifesp, estiveram presentes no evento ex-alunos do professor Maffesoli e pesquisadores da USP, UFMA, UFPA, ESPM, PUC/SP, FESP, UEPB, UCB.
#UnifespAcessível: foto do sociólogo Michel Maffesoli, professor emérito da Universidade de Sorbonne.
#UnifespAcessível: Na imagem aparece a mesa com o palestrante e mediadores e também os participantes presentes no evento.