NOTA DE FALECIMENTO

À Comunidade Acadêmica

É com profundo pesar que informamos o falecimento de Victor Cherpinski Rocha, aluno do 7º. Termo do Curso de Letras Português Bacharelado no último domingo, dia 10 em São Bernardo Campo. Segundo sua tia, Rosa Cherpinski, em postagem no Facebook desta segunda-feira, ele foi vítima de uma parada cardíaca. A notícia deixa a comunidade da EFLCH consternada tendo em vista a juventude, o talento e dedicação que Victor cultivou desde 2017 quando ingressou no curso de graduação no período noturno. E a partir de então Victor teve uma trajetória de estudante marcada por muitas amizades em toda a Escola, o que somou professores e colegas das Letras e de outros cursos.

O professor Marcelo Lachat ressaltou uma das marcas mais expressivas de Victor, um aluno muito dedicado e particularmente encantado pela temática do cinema. “Grande conhecedor e admirador de cinema, o Victor sempre buscava relacionar essa sua paixão com as Letras. No começo deste ano, ele me procurou para propor um projeto de exibição e debate de filmes portugueses. Infelizmente, devido à suspensão das atividades acadêmicas, tivemos de interromper o desenvolvimento desse projeto, mas pretendíamos retomá-lo em breve”. Consternado com a partida de Victor, o professor de Literatura Portuguesa, em nome da Comissão dos Cursos de Letras da Unifesp, lamentou profundamente a perda de um jovem tão inteligente e sensível.

A sensibilidade de Victor agregava amigos a sua volta. Sua dedicação às aulas, às leituras e às discussões também se estendia às relações humanas. Muito próxima a ele, a amiga Alicia Cintra, estudante do curso de Letras-Português Espanhol, deixou uma homenagem ao colega (leia mais). Desse registro, reproduzimos o seguinte trecho: “Na semana passada você já tinha ganho o mundo por tanta fidelidade e fé nos seus amigos. O que eu deveria ter te falado é que o mundo te ganhou porque você foi o amor em carne e osso. Você me ensinou que amizade é não abandonar mesmo quando o outro não quer falar, que é cuidar sem reclamar, sentir e compreender, largar tudo e embalar nos braços mesmo que os problemas sejam pequenos”.

Que sua família e os amigos possam encontrar conforto neste momento tão difícil e recebam da Comunidade EFLCH nossos sentimentos e um abraço solidário.

Victor 8

Foto: Victor Cherpinski Rocha