História dos trabalhadores do mar (séculos XVI-XIX)

Cartaz Minicurso

P5120143

"História dos trabalhadores do mar (séculos XVI-XIX)" é o título do minicurso à distância que será oferecido pelo prof. Jaime Rodrigues, do Departamento de História/EFLCH/UNIFESP. Serão ofertadas 60 vagas (50 para estudantes de graduação de qualquer IES e 10 para estudantes do Ensino Médio), e as inscrições deverão ser feitas entre os dias 25 e 29 de maio neste link (clique aqui).

As aulas ocorrerão nos dias 1,3,5, 8 e 10 de junho, das 15h às 17h (total de 10h + 4h de preparação). Os matriculados receberão certificados.

Descrição das imagens:

Imagem 1: Cartaz do minicurso, pintura (aquarela?) de Maximiliano de Wied-Neuwied, sem título, feita em 1817. Representa um monge chutando um marinheiro no convés do navio Princesa Carlota. No alto, à direita, lê-se: “Frei Antônio da Conceição distribui monopalos [pancadas] no convés do Princesa Carlota, em junho de 1817. Frei Antônio era um monge da ordem dos carmelitas calçados e um verdadeiro marato [povo da Índia ] de nascimento”.

Imagem 2: Pintura (óleo sobre tela) denominada "Conserto de um barco, Ilha de Villegaignon", feita por volta de 1828 por Félix Émile Taunay. Representa três trabalhadores consertando o casco de um pequeno navio de pesca na areia de uma praia. Dois deles são homens negros. Ao fundo, há uma vista do Rio de Janeiro.