Programa busca fomentar e estimular ações de internacionalização das instituições contempladas
Por José Luiz Guerra
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) teve seu projeto de fomento do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes PrInt) prorrogado até 2023. A instituição participa do programa desde o seu início, em 2018. O resultado final foi publicado na edição de 7 de fevereiro de 2022 do Diário Oficial da União.
O Capes PrInt tem como objetivos fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.
“Com a renovação do projeto, teremos a possibilidade de continuar ofertando bolsas para os pesquisadores da Unifesp desenvolverem pesquisa no exterior, assim como teremos oportunidade de trazer pesquisadores de renome internacional para atividades de ensino e pesquisa em nossa instituição, além de retomar e continuar as ações de mobilidade internacional estudantil dentro dos programas participantes do Capes Print na Unifesp”, explica o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisas, Ricardo Pimenta Bertolla.
Além disso, são previstos recursos para custear ações a serem desenvolvidas nos dezoito Projetos de Cooperação Internacional que integram os seis temas participantes.
As informações relacionadas ao Capes PrInt desenvolvidas pela Unifesp estão disponíveis neste link. Para mais informações sobre o Capes PrInt, acesse a página do programa.