O projeto da pesquisadora Maíra Simões Claudino dos Santos, do Grupo de Pesquisa (DGP-CNPQ), Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas - EHPALA do Programa de Pós Graduação em História da Arte da EFLCH-UNIFESP entitulado:

"Entre as fraturas do tecido urbano e encantamentos: a caminhada como prática artística no mundo em pandemia e pós-pandemia"(Between the fractures of the urban fabric and enchantments: walking as an artistic practice in the pandemic and post-pandemic world in Pimentas at Guarulhos and Quinta da Princesa at Lisboa ) foi selecionado para a bolsa Junior Researcher na quinta edição do concorrido concurso de estímulo ao emprego científico individual da Fundação de Ciência e Tecnologia de Lisboa em Portugal (Scientific Employment Stimulus - 5th Edition 2). A bolsa do Junior Researcher com duração de 3 anos e possibilidade de renovação por mais 3 anos equivale ao Jovem Pesquisador da Fapesp e baseia-se no empenho do governo português em fomentar vagas para os doutores recém formados para o suporte de projetos inovadores e com articulação internacional. O projeto tem como instituição de acolhimento o Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.

O projeto de Maíra Santos ((Dr. em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa) resultou de ações de investigação que a pesquisadora realizou durante a pandemia juntamente com os pesquisadores do Ehpala em São Paulo através do Observatório da cena (Obs.cena) do Laboratório Teatro William Silva de Moraes. Tais ações abrigadas no Projeto de Pesquisa Nut's house ou Casa de nos(es) se realizou, entre julho de 2020 e dezembro de 2021, articulando ações presenciais nos Pimentas e ações remotas envolvendo pesquisadores em Guarulhos, Fortaleza, Berlim, Lisboa, Maputo e Dar es Salaam.

A seleção do projeto da pesquisadora Maíra Santos vem, portanto, consolidar ações de investigação e formação de alunos a nível internacional em duas importantes universidades, a Unifesp em São Paulo e a Universidade de Lisboa, aproximando também dois centros de Pesquisa: o Grupo de Pesquisa (DGP-CNPQ), Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas - EHPALA do Programa de Pós Graduação em História da Arte da EFLCH-UNIFESP e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CET-UL)."