Professor da UNIFESP será homenageado na 18ª Mostra Internacional do Cinema Negro

1

O Professor Doutor Cleber Santos Vieira, do Departamento de Educação da UNIFESP Campus Guarulhos, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e ex-Presidente da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negro/as) será um dos grandes homenageados da 18ª Mostra Internacional de Cinema Negro (MICINE).

A 18ª MICINE será realizada teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp na FIESP/SESI Fiesp Sesi São Paulo no Cine Petra Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e na Universidade de São Paulo - USP. As atividades acadêmicas acontecerão no endereço no teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp na Avenida Paulista 1313, como as mesas de debate e rodas de conversa. Entre elas, os temas serão “A afrodescendência na educação e na cultura para a construção da democracia”, “A dimensão pedagógica do cinema negro na construção do discurso cinematográfico” e “A mulher e a educação das relações étnico-raciais”.

A abertura do evento será no dia 16, às 19 horas, no Cine Petra Belas Artes, na rua da Consolação nº 2423, onde serão exibidos os filmes, “O Magrelo”, curta-metragem de animação, que será lançado neste dia, de autoria de Celso Luiz Prudente, e o Marighella, de Wagner Moura, Globo Filmes.

A sessão de homenagem ocorrerá no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no teatro do SESI-SP do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista 1313 com a seguinte programação:

15h – CERIMÔNIA SOLENE da 18ª MICINE
– Oficialização da abertura pelo curador Prof. Dr. Celso Luiz Prudente da 18ª MICINE, discurso do Dr. Wilson Risolia Rodrigues (Diretor Corporativo e de Estratégias Educacionais da FIESP) e discurso de boas-vindas aos homenageados pelo Dr.Geraldo Alckmin.

15h30min – Destaque do Ano Ofô de Xangô ao Josué Gomes da Silva (Presidente do FIESP/SESI/SENAI)

16h – TÍTULO DOUTOR HONORIS CAUSA
Prof. Dr. José Vicente – Magnífico Reitor da UNIPALMARES
Prof. Dr. Júlio Taimira Chibemo – Vice-Reitor da Universidade Alberto Chipande, Beira (Moçambique)

16h30min – GRANDE HOMENAGEADO:
Rafael Pinto  Sociólogo e Ator, Histórico Militante do Movimento Negro;
Cleber Santos Vieira – Docente da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN.
Maestro Marcos Tadeu - Orquestra
Sinfônica de São Paulo – OSESP (a confirmar)

17h – HONRA AO MÉRITO
Afrânio Mendes Catani  Professor Titular Livre-docente Faculdade de Educação –FE/USP
Eunice Aparecida Prudente – Professora Sênior da Faculdade de Direito da USP e Secretária da Justiça do Município de São Paulo.
Kabengele Munanga  Professor Titular Livre-docente da Antropologia/FFLCH – USP
Luiz Felipe de Alencastro  Professor Livre-docente e emérito da Sorbonne e Fundação Getúlio Vargas - FGV
Rizuane Mubarak - Reitor da Universidade Alberto Chipande, Beira (Moçambique)

Para mais informações, acesse a programação completa.