Unifesp disponibiliza e-books que revisitam o legado de Paulo Freire em diversas áreas de atuação

No ano de 2021, a Unifesp promoveu o evento Paulo Freire: 100 anos de práxis Libertadora, que teve por objetivo homenagear o centenário do Patrono da Educação Paulo Freire. Tendo como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e em parceria com o Instituto Paulo Freire, o evento aconteceu entre os meses de maio e novembro e contou com atividades que ocorreram semanalmente, no formato online. Foram inúmeras Conferências, Mesas Redondas, Ciclos de Debates, Círculos de Cultura, Cafés com Paulo Freire e Experiências Culturais.
O registro da memória desse grandioso evento resultou em 518 páginas que compõem a obra “Paulo Freire: 100 anos de práxis Libertadora” organizada em dois volumes, publicados em formato de livro eletrônico (e-book), que estão disponibilizados gratuitamente em página do Repositório Institucional da Unifesp.

Coleção EFLCH - Livros Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora: volume I

Paulo Freire Vol 1

Coleção EFLCH - Livros Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora: volume II

Paulo Freire Vol 2

Os e-books, em seus dois volumes, registram as contribuições teórico práticas de alguns dos 116 convidados e convidadas, representantes de diversos estados brasileiros e de outros países da América Latina, África e Europa. O volume 1 foi organizado pelas professoras do Campus Guarulhos da Unifesp, Magali Aparecida Silvestre e Souzana Mizan, e por Roberta Stangherlim, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos Freireanos e contou com o apoio financeiro do Programa de Pós – Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA). O volume 2 foi organizado por Sylvia Helena Batista e Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, docentes do Campus Baixada Santista da Unifesp, além da professora Magali Aparecida Silvestre. Este volume é resultado da parceria realizada com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que colaborou com o custeio da produção da obra.
As organizadoras explicam a forma como cada um dos volumes foi organizado. Há um Prefácio e uma Apresentação seguidos dos artigos distribuídos por seções temáticas, o que permitirá ao leitor identificar mais facilmente o conteúdo que está buscando. Além disso, no final de cada e-book encontram-se a Programação do evento realizado durante o ano de 2021 e o texto com os Agradecimentos a todos e todas que colaboraram com os momentos de planejamento, execução, avaliação e finalização do trabalho.

O volume 1 contém 258 páginas e nele o leitor encontrará 22 capítulos, alguns deles escritos em co-autoria, totalizando 41 autores(as), os quais estão distribuídos entre a seção de Abertura e outras 6 seções temáticas. Na Abertura há o relato sobre o processo de construção do selo do eventoselo

Paulo Freire: 100 anos de práxis Libertadora.

Cada uma das demais seções recebeu um título o qual resume o assunto abordado pelos textos que delas fazem parte. São: 1. Práxis Libertadora na e pela Educação de Jovens e Adultos; 2. Práxis Libertadora na e pela Escola Pública; 3. Práxis Libertadora na e pela Extensão Universitária; 4. Práxis Libertadora na e pela afirmação dos Direitos Humanos; 5. Práxis Libertadora no Mundo e com o Mundo; 6. Mesa de Abertura: Paulo Freire: 100 anos de práxis Libertadora.
No volume 2, composto por 260 páginas, há um total de 19 capítulos, com 24 autores (as), distribuídos entre 5 seções temáticas: 1. Educação Popular e Direitos Humanos: por entre as lentes freireanas da Emancipação; 2. A Teoria de Paulo Freire nas diferentes áreas de conhecimento: ressonâncias; 3. Paulo Freire e a Educação como práxis: lutas, resistências e criações transformadoras; 4. Paulo Freire e a Cultura do diálogo: vozes e seus ecos; 5. Arte, Cultura e Educação como práxis libertadora: tecendo novas possibilidades de vida.
Autores e autoras dos textos de ambos os volumes têm em comum a permanente reflexão teórico prática inspirada no pensamento do educador Paulo Freire. Em cada capítulo nota-se o registro com um olhar crítico, ético e sensível, o qual a práxis libertadora, por princípio, exige que seja exercitado por aqueles e aquelas que nela se embasam. Isso é observado tanto nos textos de caráter científico-acadêmico quanto nos relatos da prática cotidiana dos mais diversos campos de atuação: cultural, artístico, educação popular, educação de jovens e adultos, educação básica, educação superior, trabalho no campo, formação de formadores. Incluindo, também, o ativismo político em defesa de causas sociais: meio ambiente; infância e adolescência; mulheres; pessoa encarcerada; pessoa com deficiência; movimento estudantil; movimento negro; movimento LGBTQIAPN+ (sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais).
Os e-books estão disponíveis no Repositório da Unifesp em formato digital. O formato pode ser acessado por diferentes dispositivos como notebooks, computadores de mesa, tablets e smartphones. Também podem ser acessados pelos sites dos respectivos Programas de Pós- Graduação, parceiros dessa publicação:
PPG Educação https://ppg.educacao.sites.unifesp.br/informes/paulo-freire-100-anos-de-praxis-libertadora
PPFG em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência http://ppg.infanciaeadolescencia.sites.unifesp.br/filtro/paulo-freire-100-anos-de-praxis-libertadora.