O GHEMAT-SP - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de São Paulo foi criado em 2000, em São Paulo. O Grupo, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líderes os professores Neuza Bertoni Pinto (REAMEC) e Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP - Campus Guarulhos).
O GHEMAT-SP desenvolve projetos de pesquisas que têm como objetivo produzir história da educação matemática. Buscando seus referenciais teóricos na História, para a produção de objetos, para a promoção de operações com documentação a ser transformada em fontes de pesquisa, e, por conseguinte, submissão de seu texto a regras de controle pela comunidade de historiadores, de historiadores da educação e historiadores da educação matemática.
Em abril de 2018, foi criado o GHEMAT-Brasil, um grupo associado de pesquisadores de diferentes estados brasileiros interessados no desenvolvimento de projetos coletivos de investigação. Constituindo uma verdadeira rede de pesquisas, esse Grupo associado faz uso de um repositório de conteúdo virtual, para armazenar documentação vinda de diferentes partes do país, com a finalidade de subsidiar estudos sobre história da educação matemática brasileira.
Mais informações